Mudanças climáticas estão afetando o tamanho das baleias-cinzentas; entenda

Em estudo, pesquisadores afirmam redução de 13% no comprimento do animal nos últimos 25 anos

20/06/2024
Foto: Ryan Harvey / Animalia / Reprodução

Que as mudanças climáticas têm afetado a vida no planeta Terra, não é novidade. Mas as consequências desse fenômeno estão ultrapassando questões como temperatura e qualidade do ar e chegando às características físicas dos animais. É o caso da baleia-cinzenta que, nos últimos 25 anos, teve uma redução de 13% em seu comprimento.

É o que afirma um estudo publicado na revista científica Global Change Biology, realizado por pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos. De acordo com os especialistas, a diminuição no tamanho das baleias pode ter consequências tanto para a saúde, quanto para o sucesso reprodutivo dos indivíduos afetados.

Foto: Instituto de Mamíferos Marinhos/Universidade Estadual de Oregon / Divulgação

Encontrada no Oceano Pacífico, a baleia-cinzenta pode atingir até 13 metros de comprimento e costuma carregar por todo seu corpo uma camada de parasitas externos, que conferem a ela uma aparência de rocha. Atualmente, a espécie é considerada ameaçada de extinção, e os efeitos das mudanças climáticas em relação ao seu tamanho podem piorar ainda mais esse status.

 

Para chegar à conclusão do estudo, pesquisadores analisaram 200 baleias-cinzentas de um grupo da espécie no Oceano Pacífico Norte Ocidental — que conta com certa de 14,5 mil baleias. Esse subgrupo tem o acompanhamento do Instituto de Mamíferos Marinhos da universidade desde 2016.


A partir de imagens captadas via drone, os estudiosos conseguiram observar que uma baleia-cinzenta adulta nascida em 2020 deve atingir um tamanho corporal 1,65 metro menor do que uma nascida antes de 2000 — o que reflete a diminuição do animal em 13% no comprimento total.

 

Para se ter uma ideia, se essa mesma tendência fosse replicada em humanos, seria como se a altura média da mulher americana diminuísse de 1,62 metro para 1,42 metro ao longo de 20 anos.

Consequências das mudanças climáticas nas baleias-cinzentas

A diminuição no comprimento das baleias-cinzentas está longe de afetar somente a aparência física desse cetáceo. Na verdade, seu tamanho reduzido traz preocupações, principalmente, quanto a sua reprodução.

 

Isso porque, com um tamanho menor, as baleias podem não ter energia o suficiente para a reprodução. Já no caso dos filhotes, os bebês baleias-cinzentas podem desenvolver certa insegurança durante o processo de independência da mãe, trazendo desafios para sua sobrevivência no mar.

Falando em sobrevivência, o estudo sugere que a diminuição no tamanho corporal pode reduzir também as reservas de energia do animal, deixando a espécie menos resistente a ferimentos causados, por exemplo, por colisões com barcos e emaranhamentos com equipamentos de pesca.

 

Segundo os pesquisadores, além dos danos para a saúde da baleia e seu processo de reprodução, a diminuição “tem efeitos em cascata para os animais e para a comunidade da qual eles fazem parte”, conforme explica Enrico Pirotta, autor principal do estudo e pesquisador da Universidade de St. Andrews, na Escócia.

As baleias são consideradas sentinelas do ecossistema. Se elas não estão bem, isso pode dizer muito sobre o próprio ambiente– Kevin Bierlich, coautor do estudo

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fluvimar mostrará sua linha de pontoons e barcos de pesca no Brasília Boat Show

    Estaleiro paranaense tem 30 anos de mercado e quase 13 mil barcos na água; salão acontece de 14 a 18 de agosto

    Maior barco da Fibrafort, lancha F420 Gran Coupé será destaque no Brasília Boat Show

    De 14 a 18 de agosto, público do evento náutico poderá conferir de perto os detalhes dessa e de outras duas embarcações do estaleiro

    Doutor Bruno: atleta olímpico dividiu rotina do kitesurf com medicina e mira ouro em Paris

    Entre plantões médicos e velejadas, Bruno Lobo superou lesões e falta de apoio para estrear nas Olimpíadas de 2024

    Fotos inéditas do Titanic prometem revelar detalhes nunca vistos dos destroços

    Expedição ao naufrágio conta com dois robôs ultra tecnológicos, que farão imagens e mapeamentos 3D no fundo do oceano

    Brasília Boat Show terá presença da NX Boats com lancha de luxo assinada pela Pininfarina

    Modelo estará nas águas do Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto; ingressos para o salão já estão disponíveis