Sustentabilidade

Por: Redação -
23/08/2016

Catamarã francês que viaja pelo mundo difundindo tecnologias sustentáveis de baixo custo – tanto energético quanto financeiro – e simples utilização chegou a Niterói para parcerias com o Projeto Grael. A embarcação ficará em Niterói durante um mês, cumprindo agenda na cidade. Visitarão escolas, comunidades, universidades e ONGs.

Nomade des Mers, como é chamado o catamarã, foi desenvolvido para ser o mais autossuficiente em insumos possível e produzir o mínimo de efluentes e descartes. A bordo, possuem destilador de água, forno a carvão e utilizam biocarvão, cultivam uma horta de hidroponia, uma pequena granja com galinhas para produzir proteína, gerador eólico, biofiltro para produzir fertilizante orgânico, cultivo de Spirulina para produzir proteína vegetal de qualidade, criação de insetos para produzir proteínas com poucos recursos, canacla para poupar água, etc.

A tripulação é multidisciplinar, composta por profissionais de diversas especialidades, com experiência científicas e acadêmicas ou experiências práticas nas tecnologias que pregam. Estão navegando pelo mundo numa expedição de três anos. Partiram da França, passaram por Recife e chegaram a Niterói. Daqui, partem para a África do Sul. Os próximos portos são em Madagascar, Índia, Sri Lanka e Malásia.

 

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos