Tipo exportação

Por: Redação -
11/05/2016

O estaleiro paulista Colunna Yachts já conta com 12 barcos exportados para Taiwan, na Ásia. Única fabricante de jetboats na América do Sul, a marca – criada há mais de 20 anos – anunciou em 2015 a possibilidade de ganhar um representante oficial em Taiwan, o que foi para a frente e tornou a Colunna um estaleiro internacional. Para começar a exportar, a empresa teve que passar por algumas readequações, como a marcação CE de seus barcos, um indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Econômico Europeu.

O trabalho rendeu frutos e, agora, os modelos Expert 3 e XR2-S já podem ser vistos navegando pelas águas Asiáticas. O principal diferencial dos jetboats é a propulsão hidrojato, que aumenta a segurança dos passeios por não possuir hélice exposto e permitir navegação em águas mais rasas. Os modelos possuem, ainda, alta manobrabilidade, podem ser transportados por carreta rodoviária, engatada ao veículo, além de não necessitarem de marina. Podem ser utilizados para esportes aquáticos, como esqui e wake.

Tudo começou no início dos anos 1980, quando o paulista Eduardo Colunna, então com 18 anos, idealizou e fabricou seu próprio jet, numa época em que eles quase não existiam no Brasil. O projeto era para um trabalho de conclusão de curso, mas deu tão certo que se tornou negócio: o produto foi levado ao mercado e Eduardo se estabelecia como pioneiro do segmento no país. Na década seguinte, veio o grande salto: a criação de uma embarcação que mistura lancha com jet, com jatos d’água no lugar dos tradicionais hélices. Nascia o primeiro jetboat brasileiro, que tem como principal característica a propulsão hidrojato — e, logo, se tornaria o principal produto da empresa.

Fotos: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho

    Iate Clube Armação de Búzios anuncia eleitos para a nova gestão; confira

    Em eleição realizada na última segunda-feira (13), o medalhista olímpico Marcos Soares foi nomeado o novo comodoro

    Brasileiro fez imagens inéditas de baleia que quase foi extinta: "indescritível"

    Documentarista flagrou uma das baleias mais rápidas do mundo no mar da Patagônia

    Venda de ingressos para o Marina Itajaí Boat Show 2024 já está aberta; garanta o seu

    Segunda edição do evento está ainda maior, com mais expositores e em formato de circuito 360º sobre a terra e as águas