Conheça a Toyota Hynova 40, a primeira lancha movida a hidrogênio
Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.
Equipado com a tecnologia REXH2 (Range Extender Hydrogen), o Hynova 40, barco de 12 metros desenvolvido pela Hynova Yacths, é o primeiro a ser construído em torno da célula de combustível de última geração da Toyota, com propulsão e operação de sistemas de placa usando hidrogênio.
É um sistema que permite estender a autonomia das embarcações graças ao hidrogênio, e foi testado com sucesso em condições reais de navegação: a bordo do navio Energy Observer, percorreu mais de 7 mil milhas náuticas.
O Hynova 40 pode ser usado tanto como barco de turismo quanto como barco para longas distâncias. Enquanto a principal propulsão do Energy Observer vem da eletricidade gerada diretamente pelo sol e vento, o Hynova 40 é um barco elétrico movido a bateria, e pode ter seu alcance aumentado com o extensor de hidrogênio REXH2, baseado em bateria da Toyota.
Com capacidade para 12 passageiros, o barco de recreio, equipado com tecnologia de célula a combustível, gera zero emissões, trazendo para a indústria marítima a tecnologia híbrida hidrogênio-eletricidade, com silenciosa mobilidade aquática e sem emissões de gás carbônico ou partículas. A potência do módulo de combustível Toyota REXH2 oferece até 60 kW, e é baseado na tecnologia de célula de combustível do primeiro sedã de produção em série do mundo movido a hidrogênio, o Toyota Mirai.
Leia também
>> Conheça o barco elétrico de lazer mais rápido do mundo. Ele já está em produção
>> Primeiro barco do mundo movido a hidrogênio acaba de completar a travessia do Atlântico
>> Conheça o interior do superiate movido a hidrogênio que poderá revolucionar o iatismo
“Estamos muito satisfeitos em testar nossa tecnologia de hidrogênio na navegação marítima. Após a integração de nosso módulo de célula de combustível no Energy Observer, ajustamos ainda mais para caber no extensor da autonomia do hidrogênio. Juntamente com a equipe EODev (subsidiária da Energy Observer que trabalha com energias renováveis), podemos demonstrar que as tecnologias silenciosas e de emissão zero já são possíveis para diferentes aplicações de mobilidade e energia”, disse Thiebault Paquet, chefe da unidade de negócios de células de combustível da Toyota Motor Europe (TME).
Com projetos como este, a Toyota está desenvolvendo uma estratégia de negócios ainda mais ampla em torno de sua tecnologia de célula de combustível, que permite sua adaptação para uma ampla variedade de usos e aplicações. Além de fornecer os módulos de células a combustível, a TME oferece sólido suporte técnico e a experiência necessária para garantir o perfeito funcionamento do sistema.
Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Expedição que passou por mais de 30 rios desafiou aventureiros com direito a raias venenosas e trechos de 'pancadas' na água
Realizada na costa chilena, operação encontrou ecossistemas desconhecidos e criaturas bizarras através do ROV
De acordo com pesquisador, os tubarões-de-Port-Jackson costumam descansar durante o dia e se alimentar à noite
Embarcação de 790 pés da Ritz-Carlton Yacht Collection estreou neste mês nos mares, com itinerários a partir de R$ 83 mil
Modelos da marca japonesa vão dos 9 aos 325 hp, com variações de 2 e 4 tempos; salão acontece de 19 a 24 de setembro