Três soluções para um velho problema: os banheiros
Seu barco tem banheiro? Então, também deveria ter como tratar ou guardar os dejetos. Não é a melhor coisa os dejetos do banheiro do seu barco diretamente na água, mesmo sendo algo pequeno e facilmente absorvido pelo mar, é melhor se não precisa ser assim!
O que nunca se deve fazer é liberar esgoto perto da costa, onde as correntes não têm como dissipá-los adequadamente.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
O correto é armazenar todo o esgoto e levá-lo para terra firme ou, melhor ainda, tratá-lo a bordo do próprio barco, eliminando assim as, digamos, “sujeiras” antes de descartá-las na água.
Complicado demais? Que nada! Já há no mercado náutico vários sistemas (com ou sem tratamento de dejetos a bordo), que, se bem utilizados, são exemplos de educação e civilidade e não agridem em nada o meio ambiente. Pelo contrário, o protegem.
Vai ajudar muito quando as marinas estiverem certificadas Bandeira Azul, por exemplo, e isso significa que há sistema de retirada (coleta) de dejetos dos tanques de contenção dos barcos (caixas negras).
Três soluções para um velho problema:
- Vaso químico portátil
A água da descarga fica armazenada ao redor da própria bacia, que se comunica com um tanque de contenção, que, por sua vez, contém um produto que transforma detritos sólidos em líquidos. Ao final do passeio, é só retirar esse tanque e esvaziá-lo no banheiro da marina mesmo.
Vantagens: não precisa de instalação nem faz furos no casco, além de custar pouco.
Desvantagens: o tanque comporta poucos litros e pode não servir para viagens mais longas.
Quanto custa? Cerca de R$ 700 o modelo Ecocamp, da Nautika, para 20 litros.
- Tanque de contenção fixo
Os dejetos ficam armazenados em um tanque até serem sugados para o esgoto da marina (por meio de uma bomba ainda rara no Brasil) ou despejados longe da costa, ou seja, a mais de três milhas do litoral. Exige um respiro para a troca de ar e usa substâncias desodorizantes e aceleradoras da degradação dos detritos sólidos.
Vantagens: tem vários tamanhos, de 11 a 100 litros, de acordo com o barco.
Desvantagens: exige energia elétrica, instalação adequada e manutenção.
Quanto custa? Cerca de R$ 11 000 o da marca Jabsco, com capacidade para 28 litros.
- Tanque com tratamento de esgoto
Ecologicamente, é o mais correto de todos. O mesmo tanque contém uma miniestação de purificação do esgoto, na qual os detritos são decompostos e filtrados até que a água restante se torne adequada para ser despejada no mar. Também exige um respiro e a adição periódica de substâncias para decompor os dejetos e evitar mau cheiro.
Vantagens: tem diversos tamanhos e, principalmente, não polui a água.
Desvantagens: também exige energia elétrica, instalação adequada e manutenção.
Quanto custa? R$ 3 500 um modelo pequeno, da Kälte-Tec, para 12,5 litros ou quatro pessoas.
Leia também
» O melhor momento para fazer revisões no barco é agora! Veja
» Os principais equipamentos que exigem manutenção frequente nos barcos a motor
» A manutenção que você mesmo pode fazer ou controlar no seu barco
De onde vem esse cheiro?
Embora corriqueiro, o cheiro estranho que costuma assolar os banheiros de alguns barcos não deve ser aceito como algo normal. Veja aqui de onde ele pode estar vindo
- As mangueiras podem não ser próprias para esgoto, sendo, portanto, permeáveis aos gases do tanque de contenção.
- Pode haver algum vazamento nas mangueiras ou conexões. Mesmo que pequeno, ele gera um fedor intenso.
- O tanque de contenção pode ter sido instalado em um nível acima do vaso sanitário, deixando parte do seu conteúdo retornar. Cheque a válvula de não-retorno.
- A saída do respiro do tanque de contenção pode estar jogando o ar de volta para dentro do barco, o que é bem frequente.
- Se você usar água do mar na descarga, o mau cheiro pode vir dos microrganismos mortos dentro do encanamento.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Saiba quais barcos pode pilotar o habilitado nas categorias arrais amador, mestre amador, capitão amador e motonauta
Com acabamento elogiável e estilo veloz, a embarcação entrega requinte e performance reunidos no mesmo barco
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Autoridade no setor náutico, plataforma de conteúdo ainda acumula quase 5 milhões de visualizações nos últimos 12 meses
A pedido de cliente, estaleiro pernambucano fez Z380 Open com pintura do caça P-51 Mustang, pilotado por Tom Cruise