Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1


Para quem sempre sonhou com um barco — ou melhor, um trimarã — que carregasse o espírito de regatas oceânicas e o conforto digno de um iate luxuoso, o Anahita é uma ótima pedida. Com 101 pés (31 metros de comprimento), a embarcação está em construção na França e tem entrega prevista para 2027.
Superiate dos anos 1990 é vendido por quase R$ 100 milhões
Madeira rara e mármores premium: veja atributos de iate à venda por R$ 88,2 milhões
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Mais recente projeto da Global Yacht Technology (GYT), o barco representa um ponto de inflexão no design de grandes projetos. Ao mesmo tempo que ele entrega uma arquitetura naval do mundo das regatas oceânicas, oferece também um conforto de dar inveja a muito iate.


Assim, a comodidade e a adrenalina navegam lado a lado — não à toa, o trimarã é definido como um “cruzeiro de alto desempenho” pela fabricante. Ronan Guérin, cofundador da Global Yacht Technology, descreve o Anahita como uma escolha “mais estável, mais potente e mais seguro do que um catamarã, mas também mais navegável, mais rápido e com melhor equilíbrio”.
Essa arquitetura nos permite atingir um nível de desempenho e conforto antes inatingível em grandes iates de luxo– contou Guérin
A VPLP Design, líder mundial em design de iates de regata e multicasco e superiates, — ou seja, tudo o que a GYT mais queria — foi a responsável pela arquitetura naval e pelo estilo exterior do Anahita, enquanto a Christophe Chedal Anglay cuidou dos interiores. A construção será concluída pelo estaleiro francês CDK Technologies.
Qual é o segredo?
Ninguém melhor para explicar o funcionamento desse trimarã do que Yann Prummel, designer de exteriores da VLP Design. De acordo com ele, o modelo foi inspirado na aranha Anahita punctulata, conhecida por sua velocidade e que carrega o nome de uma deusa persa associada às águas e a fertilidade.


A arquitetura multicasco do trimarã oferece estabilidade excepcional tanto navegando quanto ancorado, além de maior segurança em águas agitadas. Segundo a marca, a embarcação não é apenas mais estável e segura do que iates tradicionais, como mais leve e veloz.
Feito inteiramente em fibra de carbono pré-impregnada e infundida, o projeto teve como foco principal a redução extrema de peso através desse recurso. Em deslocamento, ele chega a pesar “apenas” 35 toneladas. Isso é 60% a menos do que um iate a motor ou a vela, por exemplo.


Com tamanha leveza, alcança em torno de 25 nós (cerca de 46,3 km/h) e um tempo estimado de travessia do Atlântico de apenas seis dias, segundo a GYT. Prummel ainda aponta que o casco principal foi inspirado na fluidez encontrada na Fórmula 1 e em projetos de aviação.
O calado — ainda mais para embarcações desse tipo — de 2 metros ainda permite que o trimarã acesse a ancoradouros remotos e navegue em águas rasas.
Interiores de iate
A parte interna foi pensada para atender os padrões mais exigentes, oferecendo conforto a longo prazo. O projeto é totalmente personalizável, podendo mudar desde a planta até os materiais e acabamentos. Mas a ideia é uma só: ser modular, flexível e adaptável à sua maneira de viver o mar.




Ao todo, o barco acomoda até seis hóspedes e quatro tripulantes. O proprietário contará com uma suíte que ocupará nada menos que 12 metros quadrados e, de brinde, ganha uma vista panorâmica incrível e acesso direto ao convés.


Por lá, a separação é bem clara entre as áreas de hóspedes e áreas técnicas, tudo para facilitar o deslocamento entre as partes do barco.


Do lado de fora, uma área de 18 m² é dedicada ao relaxamento e banhos de sol e a um ambiente arejado de 160 m² localizado no convés da frente, ideal para socialização.


O Anahita ainda possui painéis solares integrados por 36 m², que dá maior autonomia longa da costa. Assim, o trimarã da GYT cumpre sua proposta de ser mais rápida, mais flexível e mais autossuficiente. Até o momento, a primeira unidade já foi vendida.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960



