Megaiate resgata tripulantes de navio cargueiro naufragado na costa de Omã

Por: Redação -
24/06/2021

O megaiate Amels Plvs Vltra, de 74 metros, resgatou 10 membros da tripulação de um navio cargueiro naufragado na costa de Omã. O capitão Martyn Walker disse em entrevista a site internacional que os sobreviventes estavam a apenas “minutos de se afogar” quando foram resgatados pela embarcação.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Plvs Vltra estava viajando ao longo da costa de Omã quando recebeu uma ligação relatando que o Pioneer Star, como era chamado o navio cargueiro, estava afundando a nove milhas náuticas de distância da localização do megaiate. Poucos minutos depois, o navio libanês havia afundado.

“O navio não estava mais no radar”, disse Walker. “Simplesmente desapareceu”. Plvs Vltra alterou o curso imediatamente e chegou cerca de 25 minutos depois para encontrar “pessoas na água” e uma mancha de diesel “com cerca de um quarto de milha de largura”.

“O barco estava completamente vazio quando chegamos”, disse Walker. “Não havia tanto entulho como eu esperava”.

De acordo com o relatório oficial do incidente da Plvs Vltra, a tripulação do navio que afundou “conseguiu lançar dois botes salva-vidas e um barco salva-vidas que foi severamente danificado”. O relatório acrescentou que o navio tinha “partido ao meio devido ao mau tempo e possível sobrecarga de carga”.

Combatendo “ondas enormes” e 35 nós de vento, Walker manobrou o iate para mais perto da tripulação na água. Grande parte da tentativa de resgate teve que ser “tocada de ouvido” pela tripulação do Plvs Vltra, disse Walker.

“Ninguém a bordo havia experimentado nada parecido antes – só tínhamos que descobrir”.

Leia também

» Empresas se unem para criar robô capaz de identificar e recuperar resíduos plásticos marinhos

» Nova Zelândia é exemplo de turismo consciente e preservação. Conheça 

» Mergulhador é abocanhado por baleia nos Estados Unidos e sobrevive sem grandes lesões

O esforço de resgate viu a tripulação de Plvs Vltra e os guardas de segurança a bordo amarrar-se à parte de trás do barco e lançar cabos para a tripulação do navio de carga na água. A tripulação foi puxada para a popa antes de ser ajudada a subir no convés do proprietário à popa, onde a tripulação do Plvs Vltra montou um posto médico. Eventualmente, um total de 10 membros da tripulação foram retirados da água por Plvs Vltra, enquanto nove outras pessoas foram apanhadas por Rudolf, um navio de carga auxiliar.

Mas Walker é realista sobre o quão perto o esforço de resgate esteve da tragédia, estimando que o último membro da tripulação a ser resgatado estava na água por duas horas e meia.

“Sem parecer dramático, acho que alguns daqueles rapazes estavam a poucos minutos de se afogar”, disse ele. “Quando eles chegaram à plataforma de popa, eles não conseguiam se mover. Eles não tinham energia, estavam exaustos”.

Uma vez a bordo, a tripulação recebeu oxigênio e cobertores, comida, cigarros e roupas novas.

“Pedi à tripulação que os tratasse como gostariam de ser tratados na mesma situação”, disse Walker. “Nós os alimentamos, oferecemos banho para tirar o diesel e lavamos suas roupas”.

Após o resgate, Plvs Vltra coordenou com a Agência Marítima e da Guarda Costeira, que contatou a Força Aérea de Omã. Um barco-piloto foi enviado para resgatar a tripulação da Pioneer Star, que foi levada para Duqm, no norte de Omã. Plvs Vltra continua sua jornada em direção à Grécia.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Itajaí terá o primeiro shopping do Brasil voltado para as águas da marina

    Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí

    Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebra um ano incentivando o setor no Paraná

    Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período

    Patrimônio histórico e turismo de ilhas da Bahia foram recuperados com recursos próprios

    Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica

    NX Boats estará no Boat Show de Fort Lauderdale pela 3ª vez consecutiva

    Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!

    Teste NÁUTICA: comparamos os jets RXT-X e RXP-X, da Sea-Doo, equipados com motor de 325 hp

    Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes