Vela do Brasil

Por: Redação -
22/02/2016

Em mais uma etapa da preparação da Equipe Brasileira de Vela para os Jogos Olímpicos Rio 2016, os velejadores disputam a partir de segunda-feira, 22, Os Mundiais de 470 e RS:X. O primeiro será realizado em San Isidro, na Argentina, enquanto o segundo será em Eilat, em Israel. As duas competições vão até sábado, 27, quando serão disputadas as regatas da medalha.

Na 470 feminina, o Brasil será representado pela dupla garantida nos Jogos Olímpicos, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, e por Renata Decnop e Larissa Juk. Entre os homens, estarão presentes Geison Mendes e Gustavo Thiesen; Rodolfo Streibel e Martin Rump; Alexandre Muto e Felipe Brito; e Eduardo Chapchap e Alberto  Chapchap. Classificados para a Olimpíada, Henrique Haddad e Bruno Bethlem optaram por ficar no Rio treinando com outros velejadores estrangeiros, pois a competição na Argentina é em água doce e em condições muito diferentes das que são encontradas na Baía de Guanabara.

“A flotilha será bem forte, a maioria das duplas está em preparação para os Jogos Olímpicos. Chegamos com bastante antecedência para podermos nos preparar da melhor forma. San Isidro é um lugar muito semelhante a Porto Alegre, com água doce, onda curta, portanto nos sentimos bem à vontade para velejar. Será importante manter uma média de bons resultados para somarmos o menor número de pontos por dia”, afirmou Fernanda, medalha de bronze nos Jogos de Pequim-2008 na classe 470.

Em San Isidro, as brasileiras terão como principais adversárias as austríacas bicampeãs mundiais Lara Vadlau e Jolanta Ogar; as neozelandesas Jo Aleh e Olivia Powrie, atuais campeãs olímpicas e campeãs mundiais em 2013; as britânicas Hannah Mills e Saskia Clark, vice-campeãs mundiais em 2015 e prata em Londres-2012; e as chinesas Shasha Chen e Haiyan Gao, vencedoras da etapa de Miami da Copa do Mundo, mês passado.

Na RS:X, a Equipe Brasileira de Vela terá Ricardo Winicki, o Bimba, no masculino, e Patricia Freitas, no feminino. Ambos já estão classificados para os Jogos Olímpicos. Além deles, o Brasil será representado por Gabriel Bastos e Bruna Martinelli.

“Chegamos com bastante antecedência, pois sabemos que a raia é difícil. Como existe uma fronteira marítima com a Jordânia, a organização terá de realizar as regatas muito próximas da terra. Some-se a isso o vento de terra, muito instável e imprevisível. Vai ser um campeonato complicado, com muitos participantes. Estou satisfeita com a minha velocidade”, disse Patricia, elogiando o trabalho do técnico neozelandês Jon Paul. “Está sendo ótimo, ele tem muito conhecimento da classe e do equipamento”.

Entre os principais adversários dos brasileiros estão o holandês Dorian Van Russelberge, campeão olímpico em Londres-2012 e terceiro no último Mundial; o francês Pierre Le Coq, campeão mundial em 2015; a espanhola campeã olímpica em Londres, Marina Alabau; e a britânica Bryony Shaw, bronze em Pequim-2008 e duas vezes vice-campeã mundial.

 

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos