Veleiro que serviu na 2ª Guerra foi capturado, abandonado e agora comprado por R$ 5,7 milhões

Embarcação chinesa de 1937 passou por uma grande reforma em 2002 e segue com os requintes de um clássico

17/03/2025
Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

Quanto vale um veleiro que serviu na Guarda Costeira dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, foi capturado no Vietnã sob suspeita de ser um navio espião e posteriormente abandonado? Bom, alguém pagou US$ 1 milhão por isso, cerca de R$ 5,7 milhões na cotação de março de 2025.

Os traços marcantes desta embarcação, batizada de So Fong (chinês para “Linda Garota”), contudo, não ficam só no campo dos acontecimentos históricos. Afinal, trata-se de um veleiro construído na China ainda em 1937, que carrega consigo um charme digno de um barco de época.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

So Fong: um veleiro de guerra, cruzeiros e regatas

Com 21,4 metros de comprimento (70 pés), o So Fong foi encomendado por um banqueiro de Nova Jersey que queria navegar pelo mundo junto de seus filhos. Quem ficou a cargo dessa missão foi ninguém menos que a Olin Stephens da Sparkman & Stephens, uma lendária empresa de arquitetura naval de Nova York.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

A Olin se encarregou do projeto do barco, pensado para cruzeiros de lazer e regatas — em 2006, inclusive, o veleiro conquistou o Troféu Rolex. Quem o construiu, contudo, foi a Ah King Slipway, na China, que deu ao barco esculturas intrincadas de seus artesãos, uma das características mais distintas da embarcação até hoje.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

Na época, sua quilha de 13.608 kg era a maior já fundida em Hong Kong. Os mastros, por sua vez, foram feitos de abeto Sitka oco enviado do estaleiro alemão Abeking & Rasmussen.


Poucos anos depois, o veleiro serviu na Guarda Costeira dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial e, na década de 1980, foi capturado no Vietnã sob suspeita de ser um navio espião. Posteriormente, foi abandonado.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

Quase uma década depois, o barco foi redescoberto e restaurado. Sua maior reforma foi em 2002 e, desde então, o veleiro segue sendo constantemente atualizado. Atualmente, a embarcação dispõe de acomodações aconchegantes para seus hóspedes, incluindo elegantes camarotes para até 12 pessoas.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

Uma cozinha totalmente equipada garante o preparo das refeições a bordo, enquanto um espaçoso salão com chaminé e banheira é o ponto de encontro para relaxar. O valeiro navega, além das velas, com um único motor Perkins de 190 hp.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: confira as palestras do 4º dia de Rio Boat Show 2025

    Com dois seminários sobre o Projeto JAQ e dicas de segurança ao navegar, saiba quais as palestras desta terça-feira (29)

    Veja quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2025

    Convidados especiais aproveitaram o espaço VIP da Revista Náutica durante a 26ª edição do salão. Confira fotos

    Ventura lança V550 Fly e tem "surpresa" na estreia do Rio Boat Show

    Empresa marcou presença na 26ª edição do evento com toda a linha, que vai do mar à terra firme

    Melhor dos dois mundos: no Rio, Real lança barco com solução criativa para motor de popa

    Com nove barcos expostos, estande da marca reúne o maior número de lanchas do salão náutico

    Triton atraca com novidades no Rio Boat Show 2025; saiba quais

    Estaleiro paranaense leva trio da linha Flyer, marcado por layout e design diferenciados, ao evento na Marina da Glória