Veleiro que serviu na 2ª Guerra foi capturado, abandonado e agora comprado por R$ 5,7 milhões

Embarcação chinesa de 1937 passou por uma grande reforma em 2002 e segue com os requintes de um clássico

17/03/2025
Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

Quanto vale um veleiro que serviu na Guarda Costeira dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, foi capturado no Vietnã sob suspeita de ser um navio espião e posteriormente abandonado? Bom, alguém pagou US$ 1 milhão por isso, cerca de R$ 5,7 milhões na cotação de março de 2025.

Os traços marcantes desta embarcação, batizada de So Fong (chinês para “Linda Garota”), contudo, não ficam só no campo dos acontecimentos históricos. Afinal, trata-se de um veleiro construído na China ainda em 1937, que carrega consigo um charme digno de um barco de época.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

So Fong: um veleiro de guerra, cruzeiros e regatas

Com 21,4 metros de comprimento (70 pés), o So Fong foi encomendado por um banqueiro de Nova Jersey que queria navegar pelo mundo junto de seus filhos. Quem ficou a cargo dessa missão foi ninguém menos que a Olin Stephens da Sparkman & Stephens, uma lendária empresa de arquitetura naval de Nova York.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

A Olin se encarregou do projeto do barco, pensado para cruzeiros de lazer e regatas — em 2006, inclusive, o veleiro conquistou o Troféu Rolex. Quem o construiu, contudo, foi a Ah King Slipway, na China, que deu ao barco esculturas intrincadas de seus artesãos, uma das características mais distintas da embarcação até hoje.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

Na época, sua quilha de 13.608 kg era a maior já fundida em Hong Kong. Os mastros, por sua vez, foram feitos de abeto Sitka oco enviado do estaleiro alemão Abeking & Rasmussen.


Poucos anos depois, o veleiro serviu na Guarda Costeira dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial e, na década de 1980, foi capturado no Vietnã sob suspeita de ser um navio espião. Posteriormente, foi abandonado.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

Quase uma década depois, o barco foi redescoberto e restaurado. Sua maior reforma foi em 2002 e, desde então, o veleiro segue sendo constantemente atualizado. Atualmente, a embarcação dispõe de acomodações aconchegantes para seus hóspedes, incluindo elegantes camarotes para até 12 pessoas.

Foto: Flensburger Yacht Services / Divulgação

Uma cozinha totalmente equipada garante o preparo das refeições a bordo, enquanto um espaçoso salão com chaminé e banheira é o ponto de encontro para relaxar. O valeiro navega, além das velas, com um único motor Perkins de 190 hp.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Turismo náutico: a urgência de integrar o setor nos instrumentos de planejamento público

    Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais

    Homem compra megaiate de 66 metros e pede para instalar novo convés; entenda

    Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas