Velejador dá dicas para quem quer se aventurar em navegações noturnas. Confira

Por: Redação -
04/05/2021

É comum encontrar pessoas que preferem passeios de vela, barcos e outros transportes marítimos. Afinal, a imensidão e beleza dos sete mares desperta a curiosidade e traz sensação de liberdade que só quem desfruta desses passeios pode descrever. Mas, ao mesmo tempo em que o passeio é divertido, ele merece atenção redobrada para ser seguro em todo o seu trajeto.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O velejador Renato Alves diz que os passeios, principalmente os noturnos, requerem atenção superior àquela que dedicaríamos à mesma tarefa se fosse executada à luz do dia. “À noite tudo muda, tudo é mais difícil e nossos medos nos fazem reagir de modo diverso daquele que normalmente reagiríamos. É preciso estar preparado e começar fazendo pequenos trajetos de navegação noturna, escolhendo noites de lua cheia”.

Leia também

» NHD Boats divulga novas imagens de sua lancha de 36,5 pés. Confira

» Tradicional estaleiro francês apresenta projeto de catamarã movido a hidrogênio

» Estaleiro italiano apresenta lancha de 44 pés que reinventa o conceito da marca

Alves selecionou as principais dicas para quem quer realizar um trajeto seguro durante a noite. Confira:

– Se a visão é falha, aguce os outros sentidos. Aprenda a ouvir seu barco, sentir o vento e as ondas.

– Revise as luzes de navegação e se possível instale uma luz vermelha na cabine. A luz não ofusca o timoneiro e permite que os tripulantes dentro da cabine enxerguem o necessário. Luzes brancas e fortes na cabine vão ofuscar a visão do timoneiro, cegando-o totalmente.

– Não esqueça de verificar se os instrumentos estão funcionando corretamente, inclusive com sua luz de tela para noite.

– Não deixe de verificar também a luz da bússola, sem a qual ficará muito difícil manter o rumo. Nunca use lanternas ou luzes fluorescentes para iluminar a bússola. Esses equipamentos geram campos de força que interferem na agulha da bússola e a fazem indicar um norte errado. Se a bússola não tem luz própria, o melhor é acender uma vela, um lampião ou até um isqueiro.

– Se o barco conta com GPS, chart ploter, ou radar, faça uso desses equipamentos e confie nos dados obtidos. Muitos erros ocorrem por desconfiança do navegador nos dados informados pelos equipamentos. Revise os equipamentos antes de sair e, depois, confie neles.

Além dos cuidados com a segurança, Alves afirma que outros problemas da navegação noturna podem surgir. É o caso de sono e o cansaço extremo. Para evitar a situação, o velejador afirma que o ideal é evitar navegar por muitas horas seguidas. “Os reflexos ficam muito reduzidos numa pessoa com sono ou muito cansada. Para evitar esses problemas, o ideal é organizar turnos com a tripulação, instruindo com clareza cada um dos tripulantes que ficará responsável pela embarcação no seu turno”, finaliza.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pescador faz registro impressionante de um iceberg preto

    Estrutura foi flagrada na costa do Canadá, no Mar do Labrador. Entenda o fenômeno

    Tubarões são flagrados se "coçando" em raias; Assista

    Estudo revela mudança de comportamento por redução de peixes limpadores em estações de limpeza do oceano

    Boat Show de Itajaí: Montreal Powersports terá jets Sea-Doo e off-roads Can-Am

    Representante da fabricante canadense BRP é presença confirmada no evento que acontece de 3 a 6 de julho

    Na cultura Xiaohe, corpos eram enterrados em caixões com formato de barco

    Durante a Idade do Bronze, povo enigmático povoou a Bacia do Tarim, na China, e se destacava pelas práticas funerárias. Conheça

    Marine Express fará teste de equipamentos em barco na água durante o Boat Show de Itajaí

    Empresa é especializada em produtos náuticos tecnológicos e traz ao Brasil marcas consagradas no exterior. Salão acontece de 3 a 6 de julho