Velejadores brasileiros conquistam quatro medalhas em regatas internacionais

Por: Redação -
11/07/2022

Este fim de semana foi de comemoração para os entusiastas da vela: equipes brasileiras conquistaram três ouros e uma de prata em regatas internacionais.

As medalhas brasileiras vieram de competições na Espanha, nos Estados Unidos e na Dinamarca. Confira os detalhes!

Campeonato de 49erFx

No domingo (10), as bicampeãs olímpicas Kahena Kunze e Martine Grael conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Europeu de 49erFx, em Aarhus, na Dinamarca. A dupla apresentou bom desempenho durante todo o evento, permanecendo entre os dez primeiros colocados em todas as 16 regatas.

Este título acompanha outras vitórias recentes na mesma temporada, incluindo a medalha de ouro da Semana Olímpica de Hyères, na França, e a prata na 51ª edição do Troféu S.A.R Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha.

Mundial de Club Swan

Também no domingo, a equipe liderada por Henrique Haddad levou o barco ‘Mamão’ à vitória no Mundial de Club Swan 2022, em Valência, na Espanha. Os brasileiros ganharam o ouro na classe ClubSwan 36, uma das três modalidades do campeonato.

Além de Haddad (campeão mundial de Snipe e dos Jogos Mundiais Militares), a equipe contou com Kiko Pelicanno (medalhista olímpico em Atlanta 1996), Álison Santiago, Fernando Sesto e Guilherme Hamelmann (medalhista pan-americano e treinador nos Jogos de Tóquio 2020). Também fizeram parte do time o norueguês Haakon Lorentzen e o canadense Ross MacDonald.

Europeu de Star

Outra regata que ocorreu na Dinamarca neste domingo foi o Campeonato Europeu da classe Star, em Copenhague. O brasileiro Pedro Trouche e o americano Jack Jenning ganharam a medalha de prata — o ouro ficou com a dupla croata Tudor Bilic e Tonci Stipanovic.

Trouche e Jenning ficaram a apenas um ponto de conquistar o ouro. “Foi minha segunda participação no Europeu de Star. Jack Jenning e eu ficamos felizes por velejar bem no campeonato”, afirmou o brasileiro.

Campeonato Mundial Júnior de Lightning

Já no sábado (9), o trio composto por Nicolas Bernal (20), Felipe Fonseca (20) e Mathias Reimer (17) levou para casa o título do Campeonato Mundial Junior de Lightning 2022. Os três são membros do Yacht Club Santo Amaro, na capital paulista.

A regata para atletas de até 20 anos ocorreu em Sheboygan, no estado americano da Pensilvânia, onde competiram 15 equipes de seis países.

Esta é a sexta vitória brasileira na história da categoria juvenil. “Foi um grande evento. Agradecemos nossos adversários nessa competição pelas regatas. Não podemos deixar de agradecer Cláudio Biekarck por ter nos treinado”, disse Mathias Reimer.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Passeio do Itaipu Parquetec é finalista em concurso de turismo sustentável no Brasil

    Refúgio Biológico Bela Vista coloca o Turismo Itaipu entre as melhores práticas sustentáveis no Prêmio Braztoa 2024

    Ir ao trabalho de helicóptero e 14 dias de folga? Como é a vida de quem trabalha em alto-mar

    Setor offshore atrai olhares por particularidades que só a vida no meio do oceano pode oferecer

    Templo perdido de civilização retratada em Indiana Jones é encontrado submerso

    Arqueólogos descobriram escritas em latim e estruturas de mármore com mais de 2 mil anos em santuário nabateu

    Projeto residencial de luxo é novidade de tradicional marca de barcos nos EUA

    O “Riva Residenze” terá 36 apartamentos exclusivos em Fort Lauderdale, considerada a capital americana do iatismo

    Pontoon Switch e jets Sea-Doo serão destaque no Salvador Boat Show

    Veículos off-road da BRP também estarão no estande da Vittacar no salão náutico, que acontece de 6 a 10 de novembro