Velejadores brasileiros conquistam quatro medalhas em regatas internacionais

Por: Redação -
11/07/2022

Este fim de semana foi de comemoração para os entusiastas da vela: equipes brasileiras conquistaram três ouros e uma de prata em regatas internacionais.

As medalhas brasileiras vieram de competições na Espanha, nos Estados Unidos e na Dinamarca. Confira os detalhes!

Campeonato de 49erFx

No domingo (10), as bicampeãs olímpicas Kahena Kunze e Martine Grael conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Europeu de 49erFx, em Aarhus, na Dinamarca. A dupla apresentou bom desempenho durante todo o evento, permanecendo entre os dez primeiros colocados em todas as 16 regatas.

Este título acompanha outras vitórias recentes na mesma temporada, incluindo a medalha de ouro da Semana Olímpica de Hyères, na França, e a prata na 51ª edição do Troféu S.A.R Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha.

Mundial de Club Swan

Também no domingo, a equipe liderada por Henrique Haddad levou o barco ‘Mamão’ à vitória no Mundial de Club Swan 2022, em Valência, na Espanha. Os brasileiros ganharam o ouro na classe ClubSwan 36, uma das três modalidades do campeonato.

Além de Haddad (campeão mundial de Snipe e dos Jogos Mundiais Militares), a equipe contou com Kiko Pelicanno (medalhista olímpico em Atlanta 1996), Álison Santiago, Fernando Sesto e Guilherme Hamelmann (medalhista pan-americano e treinador nos Jogos de Tóquio 2020). Também fizeram parte do time o norueguês Haakon Lorentzen e o canadense Ross MacDonald.

Europeu de Star

Outra regata que ocorreu na Dinamarca neste domingo foi o Campeonato Europeu da classe Star, em Copenhague. O brasileiro Pedro Trouche e o americano Jack Jenning ganharam a medalha de prata — o ouro ficou com a dupla croata Tudor Bilic e Tonci Stipanovic.

Trouche e Jenning ficaram a apenas um ponto de conquistar o ouro. “Foi minha segunda participação no Europeu de Star. Jack Jenning e eu ficamos felizes por velejar bem no campeonato”, afirmou o brasileiro.

Campeonato Mundial Júnior de Lightning

Já no sábado (9), o trio composto por Nicolas Bernal (20), Felipe Fonseca (20) e Mathias Reimer (17) levou para casa o título do Campeonato Mundial Junior de Lightning 2022. Os três são membros do Yacht Club Santo Amaro, na capital paulista.

A regata para atletas de até 20 anos ocorreu em Sheboygan, no estado americano da Pensilvânia, onde competiram 15 equipes de seis países.

Esta é a sexta vitória brasileira na história da categoria juvenil. “Foi um grande evento. Agradecemos nossos adversários nessa competição pelas regatas. Não podemos deixar de agradecer Cláudio Biekarck por ter nos treinado”, disse Mathias Reimer.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine