Velocidade: veja certos truques para garantir uns nós a mais no barco


Até pouco tempo, um barco navegava rápido quando chegava a 30 nós. Hoje, 40, 50 ou até mesmo 60 nós viraram marcas (quase) comuns em algumas lanchas.
Mas alcançar altas velocidades sobre a água não depende só da quantidade de cavalos do motor ou de um casco bem desenhado. Muitas vezes, detalhes como limpar o hélice, tirar futilidades do barco e usar o combustível correto quebram um galhão e garantem bons nós a mais.
Por isso, montamos aqui uma lista do que pode transformar sua lancha num avião.
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No motor
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Se tiver um motor de popa acima de 75 hp, troque o hélice de alumínio por outro de aço inox, que melhora a aceleração e gasta menos combustível.
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Faça uma revisão no motor a cada seis meses. As peças normalmente trocadas são velas, correias, óleo de motor e da caixa de engrenagens, além da aplicação de graxa nas articulações.
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Nos motores a diesel, limpe o tanque, troque os filtros e verifique os bicos injetores, bombas e o intercooler (trocador de calor)
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Verifique se o curso do cabo da aceleração chega até o seu ponto máximo. Pode acontecer de ele não ter sido regulado corretamente.
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É sempre bom levar os motores de centro a diesel até a rotação máxima por cerca de um a três minutos, para limpar os bicos injetores. Use também descontaminadores magnéticos no combustível.
Na gasolina
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Mesmo que a maioria dos motores não necessite de combustível com mais de 87 octanas, a gasolina Premium, que tem 95 octanas, é a melhor, porque dura o dobro e polui menos.
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Nunca deixe a gasolina no tanque por mais de um mês. Por causa do álcool, ela estraga.
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Aditivos realmente melhoraram o desempenho do barco, além de prolongarem a vida do combustível.
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Na propulsão
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Veja se os hélices estão trincados ou danificados. Qualquer alteração neles pode baixar a potência.
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Se o barco estiver vibrando muito, os eixos que ligam o motor ao hélice podem estar desalinhados. E isso rouba desempenho.
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Cheque o leme. Se ele estiver levemente torto, pode estar “freando” o barco.

No casco
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Nunca embarque gente além do permitido: é proibido e prejudica a estabilidade.
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Distribuir bem o peso a bordo também é fundamental para a estabilidade. E sem ela não há desempenho.
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Só leve para dentro do barco o que for realmente necessário. Quanto mais leve, melhor será seu desempenho.
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Se o barco estiver na água há mais de uma semana, mergulhe e remova as cracas. Elas criam arrasto, “freando” o barco.
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Retire o barco da água e veja seu peso. Se estiver acima do normal, é possível que tenha água dentro das longarinas ou no laminado, se for do tipo sanduíche de fibra e espuma.
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Quando sair com a sua lancha, baixe os flapes para ajudar no planeio, depois, é recomendável recolhe-los para melhorar o desempenho.
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Para ter mais velocidade, retire as capotas. Elas protegem bem contra o sol e a chuva, mas prejudicam o barco em altas velocidades.
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A instalação de hidrofólios em catamarãs diminui bastante o atrito do casco com a água e aumenta bem a sua velocidade. Mas eles custam caro.
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