Viagem do futuro
Medindo quase um quilômetro de comprimento, sob a forma de uma espinha e em harmonia com a natureza, um projeto esboçado por engenheiro italiano planeja repensar a maneira de navegar navios de cruzeiro de luxo.
“Navios de cruzeiro de hoje são rápidos, barulhentos e poluem muito o meio ambiente”, disse o engenheiro italiano idealizador Gianluca Santosuosso. O nativo de Turim quer mudar isso. Seu MorphHotel é de condução lenta e eficiente em termos de recursos através dos mares.
O luxo um pouco diferente. “Quando você já tem tudo, então o tempo é o verdadeiro luxo”, filosofa Santosuosso. Mas os interessados devem levar consigo bastante desse luxo disponível, porque o navio se move muito, muito lentamente. Essas viagens poderiam, às vezes, durar vários meses.
Como uma cobra, o hotel segue o seu caminho através do mar. Paineis solares fornecem a iluminação, enquanto, além disso, é produzida energia hidroeléctrica em ambas as extremidades das correntes dos hotéis. Água da chuva é armazenada e jardins flutuantes proporcionam aos passageiros frutas e legumes frescos.
A estrutura é orgânica. Para quem não possuí tempo disponível para fazer todo o trajeto, o MorphHotel tem vários ancoradouros para barcos, além de um heliporto. Quando uma tempestade ou mar agitado acontecer, o navio pode mudar a sua forma e formar um círculo protetor em torno dos barcos.
Por enquanto, pequenos passos. Vários investidores da indústria do turismo já se aproximaram de Santosuosso, mas um projeto tão grande como esse requer muito tempo e investimento a longo prazo. “Tenho certeza de que o MorphHotel será realidade. Talvez, no começo, em uma versão menor do mesmo”, espera.
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie
Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos
Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia
Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses