Viagem do futuro

Por: Redação -
12/02/2016

Medindo quase um quilômetro de comprimento, sob a forma de uma espinha e em harmonia com a natureza, um projeto esboçado por engenheiro italiano planeja repensar a maneira de navegar navios de cruzeiro de luxo.

“Navios de cruzeiro de hoje são rápidos, barulhentos e poluem muito o meio ambiente”, disse o engenheiro italiano idealizador Gianluca Santosuosso. O nativo de Turim quer mudar isso. Seu MorphHotel é de condução lenta e eficiente em termos de recursos através dos mares.

O luxo um pouco diferente. “Quando você já tem tudo, então o tempo é o verdadeiro luxo”, filosofa Santosuosso. Mas os interessados devem levar consigo bastante desse luxo disponível, porque o navio se move muito, muito lentamente. Essas viagens poderiam, às vezes, durar vários meses.

Como uma cobra, o hotel segue o seu caminho através do mar. Paineis solares fornecem a iluminação, enquanto, além disso, é produzida energia hidroeléctrica em ambas as extremidades das correntes dos hotéis. Água da chuva é armazenada e jardins flutuantes proporcionam aos passageiros frutas e legumes frescos.

A estrutura é orgânica. Para quem não possuí tempo disponível para fazer todo o trajeto, o MorphHotel tem vários ancoradouros para barcos, além de um heliporto. Quando uma tempestade ou mar agitado acontecer, o navio pode mudar a sua forma e formar um círculo protetor em torno dos barcos.

Por enquanto, pequenos passos. Vários investidores da indústria do turismo já se aproximaram de Santosuosso, mas um projeto tão grande como esse requer muito tempo e investimento a longo prazo. “Tenho certeza de que o MorphHotel será realidade. Talvez, no começo, em uma versão menor do mesmo”, espera.

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    2ª etapa do Circuito de Regatas Marina Itajaí reuniu mais de 100 velejadores; veja resultados

    Disputa marcou as comemorações pelos 166 anos da cidade com 21 veleiros na água

    Itajaí Boat Show 2026: Motor Yanmar 8LV370Z será o destaque da fabricante japonesa

    Equipamento centro-rabeta movido a diesel promete alta performance e economia. Evento acontece de 2 a 5 de julho

    De Westeros ao mar: destino que serviu de cenário para House of the Dragon tem passeio de lancha, kitesurfe e paisagens épicas

    Conheça o lado náutico do Norte do País de Gales que aparece na nova temporada da série

    Com futebol em alta, festa de barco de torcedores do Galatasaray volta a rodar o mundo; veja

    Em 2025, várias embarcações se juntaram ao iate que acompanhava a delegação do clube, que tinha conquistado o 25º título do campeonato turco

    FS 375 HT terá estreia no Sul do país durante o Boat Show em Itajaí

    Novidade da FS Yachts será levada a Itajaí, em Santa Catarina, em evento onde a próxima novidade da marca também será anunciada