Visitas ilustres

Por: Redação -
18/03/2016

No último mês, dois indivíduos de baleias-de-bryde (Balaenoptera edeni) foram avistados no entorno do Parque Estadual da Ilha Anchieta, dentro do território da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAMLN). Segundo os técnicos da Unidade de Conservação, estes avistamentos têm sido muito comuns nas últimas semanas, para quem percorre o caminho até o Parque. A espécie e outros cetáceos estão sendo tema de uma pesquisa científica promovida pelo Instituto Oceanográfico da USP

A explicação para a visita ilustre é que no período entre o verão e o outono, os cardumes de sardinha-brasileira (Sardinella brasiliensis) – um dos alimentos da baleia-de-bryde – aproximam-se da costa, em busca abrigo em regiões próximas a ilhas e costeiras para se alimentar e crescer. Por ser uma área de exclusão de pesca no entorno da ilha, o local se torna propício à sobrevivência das sardinhas e, consequentemente, à aproximação das baleias nesta época do ano.

A baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni) pode chegar a 15,5m, chegando a pesar 16 toneladas. Seus filhotes nascem com cerca de 4m, após 11 meses de gestação. Ela pode consumir até 660 kg de sardinha em um único dia. Esta espécie não costuma se reunir em grandes grupos e não fazem grandes migrações. Seus hábitos ainda são pouco estudados, não sendo conhecidas ainda informações como a sua longevidade e padrões de deslocamento.

Com 828 hectares, sete praias o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do Litoral Norte de São Paulo. Além de ser um dos principais pontos turísticos de Ubatuba, o Parque Estadual Ilha Anchieta protege as riquezas naturais, preserva o rico patrimônio histórico-cultural representado pelas ruínas do presídio e suas instalações.

Transformado em Unidade de Conservação em 1977, o local possui grande história conservada em mais de 2000 m² de construções arquitetônicas. A fauna terrestre conta com mais de 50 espécies de aves como: sabiás, juritis, tangarás, tiês-sangue, saíras, gaivotas; grande variedade de répteis e anfíbios, além de capivaras, pacas, cotias, macacos, tatus, quatis, gambás e lagartos, entre outros.

SERVIÇO
Acesso pelo Píer Saco da Ribeira (Avenida Plínio de França, nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba – SP)
Dias e horários de funcionamento:  diariamente, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 13,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.
Telefone: (12) 3842-1231
E-mail:  [email protected]

Foto: Mauro Castex

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos

    Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp