Volta à raia

Por: Redação -
08/07/2015

O Canal de São Sebastião estará novamente tomado por 145 embarcações a partir de hoje (8), quando todas as classes retornarão à disputa a partir de meio-dia. Destaque para a estreia da classe Star, considerada a mais técnica entre as que já integraram os Jogos Olímpicos. Há três anos incluída na Ilhabela Sailing Week, a classe teve como vencedores nas duas primeiras edições velejadores consagrados como Robert Scheidt e Bruno Prada (2013), Lars Grael e Samuel Gonçalves (2014).

A perspectiva para este ano é de que a classe Star apresente duelo acirrado entre brasileiros e argentinos. O tricampeão sul-americano, Ronie Seifert, avaliza a expectativa. “O Torkel (Borgstrom), da Argentina, vem andando forte. Ele tem corrido várias regatas nos Estados Unidos, sempre com resultados relevantes. Eu e o Marcelo estamos meio fora de forma, mas viemos para beliscar”, avisou Ronie, campeão continental com Lars Grael em 2011 e com o atual parceiro, Marcelo Fuchs, em 2012 e 2013.

Fábio Bodra, apontado pelo argentino Julio Labandeira, bicampeão mundial máster, como um dos favoritos, prefere rejeitar essa condição. “Corri o Hemisfério Ocidental em Miami e algumas outras regatas, mas estamos em campanha para o Sul-Americano e o Mundial de Star, ambos em Buenos Aires, em outubro e novembro, respectivamente”, contou Fábio, competindo em dupla recém-formada com Fernando Ilha, irmão do árbitro olímpico Nelson Ilha.

Os barcos da classe HPE 25, também estarão pela primeira vez na raia somando pontos para a Ilhabela Sailing Week. A prova de percurso de sábado (4), rendeu ao Ginga o Troféu Renato Frankenthal, mas não foi válida pelo campeonato. O campeão mundial da classe Finn, Jorge Zarif, fará a estreia nesta classe. “Já velejei com a tripulação do Carioca Fiote, de Laser, um contra o outro e também juntos, de Soto 40. Será uma experiência inédita para mim. Vamos nos divertir”, afirmou Jorginho, campeão em Ilhabela em 2005 com o Áries IV, ao lado do pai, Guga Zarif.

No terceiro dia do Campeonato Brasileiro de C30, o Caballo Loco somou mais uma vitória, a terceira em três regatas, mantendo a liderança com 12 pontos perdidos. O vice-líder Zeus chegou em terceiro e soma 14 pontos, seguido por Loyal CA Technologies, que chegou a 16 após a segunda colocação desta terça-feira. “O Zeus estava poucos metros à nossa frente, mas no último jibe (mudança de posição da vela no popa), ultrapassamos e chegamos em segundo. Foi emocionante”, considerou o tático do Loyal, Mário Sérgio de Jesus.

O palco da Vila recebe hoje os vencedores das regatas que abriram a 42a. Ilhabela Sailing Week no sábado (4). As tripulações mais bem colocadas na Regata Alcatrazes por Boreste e na Toque-Toque serão premiadas a partir das 20h.

Resultados desta terça-feira

C30
1- Caballo Loco (Mauro Dottori) – 12 pontos perdidos (1+1+5+4+1)
2- Zeus (Inácio Vandresen) – 14 pp (3+5+2+1+3)
3- CA Technologies (Marcelo Massa) – 16 pp (2+8+1+3+2)
4- Porsche (Marcos de Oliveira Cesar) – 18 pp (6+2+3+2+5)
5- Barracuda (Humberto Diniz) – 23 pp (5+3+4+5+6)

HPE 30
1- Carioca Jr. (Roberto Martins) – 8 pp (3+3+1+1)
2- Thaiti Nui (Juninho de Jesus) – 8 pp (1+1+3+3)
3- Capatosta (Marcelo Bellotti) – 8 pp (2+2+2+2)

Fotos Marcos Méndez/Sail Station

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos