Bertioga promoverá 1º Workshop Náutico da cidade com transmissão pela internet


Com foco na retomada do turismo náutico no litoral paulista, a secretaria de Turismo Esporte e Cultura do município Bertioga promove, nos dias 21 e 22 de maio de 2021, o 1º Workshop Náutico de Bertioga — também chamado de Maio Náutico Bertioga —, evento 100% virtual, transmitido pela página da prefeitura no Facebook. No primeiro dia, das 14h às 18h; no segundo, das 9h às 13h.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
A expectativa é promover o encontro do público com profissionais da área e entidades do setor, além do trade náutico turístico — leia-se: marinas, garagens náuticas, setores gerais de pesca e canoagem, etc.

Além da oportunidade exclusiva para relacionamento e fomento de novos negócios — com conhecimento de um novo nicho de mercado —, o workshop terá palestras sobre variados temas importantes para a região, como questões socioambientais e manejo autossustentado dos recursos ambientais.
De acordo com o Diretor de Turismo de Bertioga, Filipe Toni Sofiati, a Covid-19, que tanto afetou e ainda afeta o turismo em geral, não atingiu o segmento náutico. Ao contrário. Desde 2020, verifica-se um crescimento muito expressivo do setor, pelo fato de a navegação garantir lazer de qualidade com segurança.

“Com a pandemia, muitas famílias, em vez de viajar à Europa, decidiram adquirir uma embarcação, para o lazer da família”, avalia Filipe. Que acrescenta: “O mar é um dos lugares mais adequados para se desfrutar do lazer e, ao mesmo tempo, ter a proteção contra a disseminação do coronavírus, considerando que quase todos os tipos de atividades embarcadas são individuais ou praticados entre pessoas da mesma família. Por isso, o setor náutico expandiu tanto durante a pandemia”.
Para se ter uma ideia, a última feira do segmento, o São Paulo Boat Show, realizado em novembro de 2020, movimentou R$ 155 milhões em seis dias. No mesmo rumo, o turismo náutico registrou um crescimento de 70% no ano passado.

Leia mais:
>> Músico improvisa palco flutuante e planeja turnê aquática pela Europa
>> Cooperativa tenta reviver a tradição de construir barcos de madeira na Nova Escócia, no Canadá
>> Sem passeio de gôndola: canais de Veneza secam devido à falta de chuvas e maré baixa
O 1º Workshop tem o apoio institucional do Bertioga Convention & Visitors Bureau, do Sistema Costa Norte de Comunicação e do Circuito Litoral Norte, convênio composto pelas cidades de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.
Conta também com o suporte do Fórum Náutico Paulista, da FABE (Faculdade de Bertioga) e da secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, além do envolvimento e participação das marinas do Litoral Norte paulista.

Conheça os participantes:
Sexta-feira, 21 de maio, das 14h às 18h:
— O ex-ministro e atual secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, que abordará as perspectivas e ações desenvolvidas pelo Estado;
— Milton Gonçalves da Luz, presidente da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM);
— Gustavo Monteiro, presidente interino do Circuito Litoral Norte;
— Marco Antônio Castello Branco, presidente do Fórum Náutico Paulista;
— Tenente Gennari, da Marinha do Brasil;
— Nelson Speranza Filho, professor-doutor em Direito Ambiental Internacional;
— Capitão Herman Junior, presidente do Comitê de Segurança da Navegação da Baixada Santista;
Sábado, 22 de maio, das 9h às 13h:
— Ney Carlos, Secretário de Turismo de Bertioga;
— Luís Felipe Natálio, biólogo marinho;
— Gilberto Pessanha Ribeiro, representante do Observatório da Dinâmica Costeira da UNIFESP;
— Bianca Colepicolo, presidente da Abinova;
— Daniela Marcondes, doutoranda do Programa PROMUSSP USP.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas
Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas
Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas
Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos