Barcos de Ilhabela e Ubatuba lideram primeiro fim de semana do Circuito Ilhabela 

Por: Redação -
21/06/2021

O Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, recebeu, neste fim de semana, a 1ª etapa da Copa Mitsubishi – XXI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.

Com duas regatas, uma no sábado e outra no domingo, 27 barcos fizeram uma boa disputa no Canal de São Sebastião, com vento Leste no sábado e Sudoeste no domingo. No sábado, foram 23 milhas de percurso, que passou pela praia da Fome e, no domingo, foram cinco pernas de percurso pelo canal de São Sebastião, com ventos de até 25 nós.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Na principal classe, a ORC, o barco Xamã F1 Sales, do Yacht Club de Ilhabela, dominou as ações, venceu as duas regatas e pulou na frente na disputa com dois pontos perdidos. O veleiro é o atual campeão Brasileiro da classe IRC e vencedor da última etapa da Copa Mitsubishi no ano passado. É comandado por Sérgio Klepacz e a tripulação conta com os caiçaras locais Atanawe Boechat e Paulo Tinah Jesus, que reformaram o veleiro no ano passado, após o mesmo ter sido abalroado e parcialmente destruído no fim de 2019.

Na segunda colocação, ficou o Rudá Blue Seal, do Clube Internacional de Regatas, de Santos, comandado por Mario Martinez, com um terceiro e um segundo, somando cinco pontos perdidos. O Zorro, do Yacht Club de Ilhabela, está em terceiro com sete pontos perdidos, com Gonçalo Sá liderando.

“Tivemos um fim de semana com ventos fortes que é a condição que o Xamã está preparado para essas condições, tripulação muito bem treinada. Tivemos um balão que estourou, por sorte tínhamos outro e conseguimos ter boa performance neste domingo também. Fizemos dois primeiros lugares . Vamos ver o que reserva o final do campeonato para continuar na briga para manter nossa posição”, disse Sérgio Klepacz.

Na classe C-30, o Caballo Loco, de Mauro Dottori, venceu as duas regatas e lidera com dois pontos perdidos. O barco do clube tem dois pontos perdidos e está a frente do Kaikias, de Eduardo Mangabeira, com seis pontos perdidos e do Kairós, de Alessandro Penido, com sete pontos perdidos.

Leia também

» Semana Internacional de Vela de Ilhabela está confirmada para 2021

» Dupla de velejadores brasileiros chega à última etapa de treinos para as Olimpíadas em Tóquio

» Brasileiros da Classe Optimist estão na Europa em busca de medalhas

Na BRA-RGS, o veleiro Beleza Pura, do Ubalegria, do Ubatuba,venceu as duas regatas e lidera a frente de Boccaluppo e do Criloá, veleiro com tripulação totalmente feminina.

“Foi show. Um clássico fim de semana em Ilhabela com leste no sábado e sudoeste no domingo, regatas bem montadas, diferentes das mais batidas”, disse Felipe Ferraz, comandante do Beleza Pura. “Nossa expectativa é que tenhamos ventos bons iguais a esses e percursos diferentes e que continuemos o bom treino que é esta competição para a 48ª Semana de Vela de Ilhabela (24 até 31 de julho)”, finalizou.

A competição segue no próximo fim de semana com mais dois dias de regatas e definições dos campeões.

Confira os Resultados Parciais da 1ª etapa

ORC 

1 – Xamã F1 Sales – 2 pontos perdidos

2 – Rudá Blue Seal – 5 pp

3 – Zorro – 7 pp

4 – Asbar IV – 8

5 – Inaê 40 – 10

6 – Lucky V – 12

7 – Zeus – 17

8 – Aventador – 17

9 – Montecristo – 21

10 – BL3 Urca – 22

11 – King – 23

12 – Boto V – 26

13 – Jazz – 26

14 – Orson – 32

15 – Sextante I – 32

BRA-RGS

1 – Beleza Pura 2 – 2

2 – Boccaluppo – 7

3 – Criloá – 7

4 – Brazuca – 10

C-30 

1 – Caballo Loco – 2

2 – Kaikias – 6

3 – Kairós – 7

Bico de Proa 

1 – ZAP – 2

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Hélio Castroneves navega em lancha de 21 pés de estaleiro do interior de SP; conheça

    Tetracampeão das 500 Milhas de Indianápolis optou por modelo da Mestra Boats, de Pederneiras, para navegar no Brasil

    Cardume de peixe mero, criticamente ameaçado de extinção, é registrado pela 1ª vez em Alagoas

    Segundo pesquisadores, cerca de 15 peixes adultos de grande porte foram encontrados no litoral do estado

    Estaleiro italiano promete iate de 24 metros capaz de ultrapassar 60 nós de velocidade

    Segundo a marca, embarcação terá baixo consumo de combustível e 30% menos peso que a média da categoria

    Marina Itajaí Boat Show 2026 terá estreia da Ross SLR 340 Legend na água

    Novidade do estaleiro será exibida ao lado de outras três lanchas da Ross Mariner no salão náutico catarinense. Evento acontece de 2 a 5 de julho

    Victory Yachts aposta em experiência de customização em nova loja da WS Náutica em SC

    Recém-inaugurada em Balneário Camboriú, concessionária é a única autorizada a executar o Sistema Modular de Customização do estaleiro, que configura o barco conforme perfil de uso