Navio de cruzeiro pode ser alternativa econômica para acomodação de atletas dos Jogos Asiáticos de 2026
Comitê espera reduzir custos acomodando cerca de 3 mil pessoas em embarcação durante o evento


A cidade de Nagoia, capital de Aichi, no Japão, será a sede dos Jogos Asiáticos de 2026. Por lá, visando reduzir custos, o comitê organizador da competição pretende trocar os complexos, geralmente construídos para acomodação dos atletas — como a Vila Olímpica –, por um navio de cruzeiro, que atuaria como um “hotel flutuante”.
Quase 200 metros! Estaleiro holandês está construindo o veleiro mais alto do mundo
Conheça a “arraia de metal” gigante testada pelos EUA para missões navais
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O governador de Aichi — e presidente do comitê organizador –, Hideaki Omura, anunciou que planeja acomodar cerca de 3 mil pessoas na embarcação durante o evento, marcado de 18 de setembro a 3 de outubro de 2026.


A ideia vem como complemento aos cerca de 50 hotéis que também devem ser utilizados como alojamento para os atletas, sendo que, destes, 10 ficarão na capital da província de Nagoia, 30 em outros lugares de Aichi e 10 fora da província — levando em conta a distância dos locais de competição e o acesso ao transporte.
Para Omura, o navio de cruzeiro “significa que serão necessários menos hotéis” e, dessa forma, o comitê espera reduzir os custos com segurança e transporte. O governador leva em conta, contudo, que “as taxas de fretamento [de um navio] são mais altas do que o aluguel de hotéis” e, por isso, “o plano ainda está em consideração”.
Ainda assim, negociações com operadoras para alugar um navio de cruzeiro e ancorá-lo no cais Kinjo, no porto de Nagoia, por cerca de 20 dias, já estão em andamento.
Toda essa movimentação acontece porque, em março de 2023, o comitê organizador decidiu não construir um conjunto habitacional devido ao aumento dos custos para tal, optando, em vez disso, por concentrar os cerca de 15 mil atletas esperados para os Jogos Asiáticos de 2026 em hotéis.
O governador deve entregar um relatório sobre o assunto neste sábado (11), durante a assembleia geral da Olympic Council of Asia (OCA).
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipe correu pela 1ª vez com Paul Goodison no leme e Kahena Kunze como Strategist na etapa em Genebra
Multicampeão brasileiro e sul-americano de jet, Marcelo Gimenez propõe redução de impostos, criação de infraestrutura pública e parcerias para desenvolver o turismo das águas
Fitzroy River, em Rockhampton, na Austrália, será usado nos Jogos de Brisbane apesar de preocupações sobre presença dos animais, correntezas, distância e infraestrutura
Solução terá apresentação conceitual ao lado de destaques como o IPS Professional e os Planos de Manutenção da marca. Evento ocorre de 24 a 29 de setembro
Trimarã MOD70 comandado por Sérgio Avellar completou a travessia Recife–Fernando de Noronha em 14h18min56s e superou marca histórica do Adrenalina Pura




