VII Copa de Vela do Rio São João acontecerá neste fim de semana

Por: Redação -
21/07/2022
A VII Copa de Vela do Rio São João acontecerá de 22 a 24 de julho no distrito de Barra de São João.
Estão previstos mais de 40 veleiros e 60 atletas de todo o Estado do Rio de Janeiro para as classes Laser Standard, Laser Radial, Laser Dupla, Optimist, Dingue, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16 e Bico de Proa.
“No ano passado, realizamos um evento de vela que foi um sucesso e, neste ano, estamos iniciando a programação de eventos deste esporte olímpico, que é referência para muita garotada”, disse Cosme Batista, secretário de Esporte e Lazer.
A sede do evento será na Beira Rio, em frente à Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade, e as áreas de regatas serão no Rio São João.
As regatas estão previstas para começar às 12h, terminando por volta de 16h com a entrega dos prêmios prevista para o domingo.
A competição é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Casimiro de Abreu (RJ), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

“Queremos fazer de Barra de São João uma referência no turismo náutico e nas competições com foco na vela. Além disso, o evento vai alavancar o turismo em nossa cidade e aquecer a economia local”, completou Cosme.

Mais eventos acontecerão até o fim do ano

Outros eventos de vela já estão na programação para ocorrer até o fim do ano: de 2 a 4 de setembro, acontecerá a regata Escolinha de Vela do Rio São João e, nos dias 16 a 18 de dezembro, o II Festival de Vela de Barra de São João.

Escolinha de Vela do Rio São João

A Escolinha de Vela do Rio São João foi fundada em março de 2016 e é um projeto social sem fins lucrativos mantida por doações e pelo trabalho gratuito de seus integrantes.

Conta com instrutores atendendo todos os sábados, de 9h às 12h, cerca de 50 alunos, sendo boa parte vinda de famílias com baixa renda e que vivem em áreas de situação de risco.

O projeto tem como objetivo a inserção da cultura náutica através de aulas teóricas e práticas de vela, além de reparos e manutenção de suas embarcações.

Visa o desenvolvimento do esporte na região, o treino para regatas e, como consequência, busca estimular a disciplina, o trabalho em equipe, proteção do meio ambiente, a diminuição de ociosidade e a educação geral de seus alunos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No Rio Boat Show, Yamaha destaca motor 350 V6 e linha de WaveRunners

    Portfólio reúne do novo 350 HP com Helm Master ao versátil VX Cruiser HO, tido como um “tanque de guerra” dos mares. Salão segue até 19 de abril

    Volvo Penta aposta em tecnologia para modernizar barcos no Rio Boat Show

    Soluções incluem motor V8-350 e sistema que atualiza até embarcações com mais de 20 anos. Salão segue até 19 de abril, na Marina da Glória

    Mercury apresenta Verado V8 de 250 hp pela 1ª vez no Rio Boat Show

    Empresa ainda aproveita o evento para lançar o Verado V10 de 425 hp, uma versão aprimorada do 400 V10. Salão segue até o dia 19 de abril

    5º dia de Rio Boat Show: veja as fotos de quem atracou no Lounge NÁUTICA!

    Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks: confira as palestras do 6º dia de Rio Boat Show 2026

    Patrocinado pela Vibra, programação contará com cinco bate-papos nesta quinta-feira (16). Conheça a agenda!