Quase R$ 800 milhões de reais: superiate de 123 metros vai a leilão na Europa
O superiate Golden Odyssey foi colocado a leilão em Malta, região central do Mediterrâneo. Com capacidade para 32 passageiros e 50 tripulantes, o superiate está avaliado atualmente em 150 milhões de euros — ou quase R$ 780 milhões (em valores convertidos em outubro de 2022) e já esteve a cargo de um príncipe saudita.
25ª edição do São Paulo Boat Show movimenta mais de meio bilhão de reais
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Com 123 metros de comprimento, a embarcação foi tomada pelo Deutsche Bank Luxembourg, após o não pagamento de uma dívida.


Segundo dados do portal Times of Malta, a Kal Marine Limited — uma empresa com sede nas Bermudas, conhecido paraíso fiscal — é quem está registrada como proprietária do superiate.
O problema começou quando essa companhia fez um empréstimo no banco local em 2013, colocando a embarcação como garantia. Com a falta de pagamento da dívida de 116 milhões de euros, o banco fez a apreensão e, por decisão judicial, o superiate teve sua venda anunciada, pelo mesmo valor de sua avaliação.
Nesta semana, a Justiça de Malta autorizou a compra da embarcação pela East Thrive Peace Limited, companhia registrada nas Ilhas Virgens Britânicas. Com a concretização da venda, essa transação vai representar a maior soma já obtida por um iate em uma venda judicial em Malta, afirma o Times of Malta.


Conheça o Golden Odyssey
A imponente embarcação faz parte da “The Golden Fleet” (“A frota dourada”, em tradução para o português), juntamente com outros dois navios de apoio — o M/Y Golden Shadow, de 67 metros, e o M/Y Golden Osprey, de 30 metros — e estava a serviço da “Living Oceans Foundation”, instituição criada pelo príncipe saudita Khaled Bin Sultan.
Construído pelo estaleiro alemão Lurssen, o Golden Odyssey tem 404 pés, acomoda até 32 pessoas em suas 16 cabines, além de ter espaço para 50 tripulantes. Com estrutura feita com aço e alumínio, tem motorização dupla. Sua velocidade de cruzeiro é de 11 nós e a máxima chega a 21 nós.
O design exterior tem assinatura da Francis Design, enquanto o design do interior ficou a cargo de Alberto Pinto, o mesmo que cuidou dos iates Axioma, Alfa Nero e La Créole, este último pertencente à família Gucci. Graças ao seu grande tamanho, a embarcação está em 36° lugar no ranking de maiores iates do mundo.
*Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com amplo catálogo de produtos, marca apresentará opções de revestimentos e acessórios no maior evento náutico da Bahia
Bandeira Azul reconhece 63 praias e 12 marinas brasileiras para a temporada 2026/2027
Com 150 hp na popa e 41 nós de velocidade máxima, a nova Ross SR 200 Vector prova que lancha de entrada também pode entregar muita emoção
Evento espera reunir 40 veleiros e cerca de 200 velejadores em percurso de 160 milhas náuticas
Com soluções inteligentes de projeto, bom aproveitamento de espaço e navegação segura, a Mestra 272 entrega sensação de lancha maior — e a proa sextavada explica parte desse truque




