Teste Sea-Doo RXT-X 300: potência, tecnologia e design são seus trunfos

Levamos para o mar do Guarujá um dos mais poderosos Sea-Doo da linha 2022, o RXT-X 300. E seu desempenho correspondeu plenamente à expectativa

01/11/2022

Apenas 3,6 segundos para chegar de 0 a 60 mph (96,6 km/h). Basta citar o resultado do teste de aceleração para se ter uma ideia do que esperar da última geração do Sea-Doo RXT-X 300. Quer mais? Velocidade máxima de 67 mph (107,8 km/h ou 58,2 nós).

Um dos modelos mais badalados da linha de cruzeiro esportiva da BRP, o RXT-X 300 é um jet de desempenho nato, junto com o RXP-X. Seu motor (um Rotax 1630 ACE) não esconde essa característica. São 300 hp de potência, envoltos num pacote de tecnologia e design muito especiais, que empolgam só de olhar ele na carreta.

 

 

O casco, do tipo ST3, de 3,45 metros, com peso total seco de 376 kg, fruto de uma sofisticada obra de engenharia, é mais largo, tem “V” profundo e o centro de gravidade mais baixo, o que resultou em um navegar estável, facilitando a aceleração, como comprovou o teste, realizado nas águas do Guarujá.

 

Antes do embarque, porém, vale a pena checar o que esse jet oferece em matéria de conforto para o piloto e demais passageiros. Na parte frontal, o porta-trecos (ou compartimento de carga, de 100 litros) é bem fundo, e ainda vem com um cesto, removível, de encaixe, que pode ser facilmente retirado. Para quem gosta de viajar, isso faz muita diferença, porque tem uma capacidade de 14 quilos de carga.

Esse compartimento fica sob o capô, que abre todo (até o guidão, com pegada bem esportiva, ajustável e inclinável, sobe junto). Há também um espaço estanque e à prova de choque para o smartphone, e uma porta USB. Sem contar o conhecido sistema de fixação LinQ (exclusivo da Sea-Doo), que permite a instalação rápida na plataforma estendida de acessórios como uma caixa de gelo, entre outros itens.

 

Por sua vez, o sistema de som (sim, você anda ouvindo música) tem 100 watts de potência, conexão por fio ou bluetooth e fica protegido em um compartimento impermeável. As caixas de som, são laterais, voltadas para o piloto, do tipo submersível.

 

No conjunto de assentos de três lugares, a parte traseira pode ser removida, ou girar ou ainda deslizar para trás. Com o jet parado, dá para mudar rapidamente de configuração. Duas pessoas podem ficar uma de frente para outra, por exemplo, facilitando o convívio. Ou o conjunto de três lugares virar uma plataforma de popa, permitindo banhos de sol e facilitando o reembarque. O sistema é bem prático e versátil, já que parte do banco pode ser guardada no bagageiro.

Além disso, o piloto ganhou apoio inclinado (mais confortável) para os pés e sustentos acolchoados para os joelhos, o que faz uma enorme diferença na hora das manobras, em se tratando de um jet de alto desempenho.

 

O pacote tecnológico inclui comando elétrico de trim (para o ajuste da proa) e estabilizadores traseiros ajustáveis, que — instalados nos bordos da extensão traseira da plataforma — não prejudicam a estética do barco e melhoram a experiência da pilotagem, especialmente quando se navega com passageiros na garupa.

 

Há ainda, um dos mais novos opcionais da linha, o sistema que expulsa sujeira e detritos capturados pelo rotor, sem que o piloto tenha de deixar sua posição no comando do jet. Sem contar o já consagrado sistema inteligente de freio e reverso, o iBR.

 

Por sua vez, o novo painel de comando é simplesmente incrível, com uma tela digital colorida de 7,8 polegadas que se divide em duas. Em uma delas, você tem acesso rápido ao mapa, aos dados do gps e a todas as informações sobre a embarcação, tais como horímetro, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, além de outras informações importantes para a hora da navegação. Na outra, à direita, consegue fazer o controle do som (volume, seleção das músicas, equalização etc.) e a conexão com o celular (com a leitura do sinal e do nível da carga de bateria), entre outros recursos.

Os caracteres e símbolos são de fácil leitura, inclusive sob o sol forte. Há opção de tela com fundo claro ou escuro e brilho ajustável. Por bluetooth ou cabo USB, todas as informações podem ser espelhadas num smartphone através dos aplicativos BRP Connect e BRP GO.

 

A experiência de navegar nesse jet é não menos que excitante. O motor, de 1630 cilindradas, turbinado com intercooler, acelera muito rápido e firme.  Além de veloz, o RXP-X 300 navega bem, é ágil, fácil de manobrar. O casco é muito estável, gostoso, oferecendo uma sensação de segurança e poder. A segurança é reforçada pelo exclusivo sistema de freio e reverso inteligentes iBR.

 

Durante o teste de NÁUTICA, em nenhum momento o comandante teve a sensação de que pudesse cair, mesmo enfrentando, por vezes, ondas de 1,5 metro. Nessas condições, o jet saltou alto, mas a amerissagem (o pouso sobre a água do mar) foi muito boa. O trim controla inclinação do casco no sentido proa-popa e, com isso, melhora a navegação em velocidades mais altas. Para navegar forte, mas não deixar a autonomia à margem, o tanque tem 70 litros de capacidade.

 

Sua prioridade é o desempenho? Então, esse é o seu jet. Não pode haver melhor escolha para quem gosta de sentir emoções fortes. Em tempo: a unidade testada por NÁUTICA foi apresentada pela Casarini, uma das melhores revendas BRP/Sea-Doo no Brasil.

 

Saiba tudo sobre o Sea-Doo RXT-X 300

Velocidade: 67 mph (58,2 nós)

Capacidade: 376 kg (3 pessoas)

Combustível: 70 litros

Potência: 300 hp

Preço: a partir de R$ 157.990,00 (pesquisado em novembro/2022)

 

Reportagem: Guilherme Kodja
Edição de texto:
Gilberto Ungaretti
Edição de vídeo: Luiz Becherini
Fotos: Victor Oliveira e Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine