Gigantes: conheça os 10 maiores iates do mundo
Enormes e imponentes, os modelos inevitavelmente chamam atenção por onde passam


Há muito tempo, estaleiros em todo o mundo se esforçam para produzir o iate definitivo, maior que o anterior. E não é somente no tamanho que eles evoluem. As embarcações estão cada vez mais tecnológicas, futurísticas e sustentáveis.
Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate
Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Na lista a seguir, é possível notar como esse mercado tem se reinventado ao longo dos anos, e como isso tem se refltido em verdadeiros monumentos sobre as águas. Confira!
Os 10 maiores iates do mundo
10- A+ (147,25 m)
Entregue pela Lürssen em 2012, esta embarcação projetada por Tim Heywood é envolta em mistério. Há rumores, inclusive, de que seu dono é o sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, dono do clube de futebol Manchester City.


A embarcação, que costumava ser chamada de Topaz, mas foi rebatizada como A + em 2019, atinge velocidade máxima de 22,9 nós (19,5 nós em cruzeiro), impulsionada por quatro motores a diesel MTU. Ela pode acomodar até 62 hóspedes em 26 cabines, além de 79 tripulantes. Seu design de interiores foi feito pela Terence Disdale Design.
9- El Mahrousa (150,57 m)
O El Mahrousa é uma relíquia de 160 anos. Esse megaiate foi contruído no Reino Unido pela Samuda e entregue em 1865. Projetada por Sir Oliver Lang, a embarcação atinge uma velocidade máxima de 16 nós (13 nós em cruzeiro), graças a três turbinas a vapor Parsons.


O barco, construído com convés de teca, casco de ferro e superestrutura de ferro e madeira, possui uma boca de 13 metros.
8- Al Said (155 m)
Entregue em 2088, o Al Said, de 155 metros, foi construído no estaleiro alemão Lürssen, sob o apelido de “Projeto Girassol”. Nele navegam 70 hóspedes, acomodados em 35 cabines — além de 174 tripulantes. São nada menos que 24 metros de boca, em uma estrutura com convés de teca, casco de aço e superestrutura de alumínio e aço.


Entre seus destaques estão amplos espaços para entreter os convidados, especialmente uma sala de concertos a bordo, com espaço para uma orquestra de 50 músicos.
7- Dilbar (156 m)
Também da alemã Lürssen, o Dilbar foi entregue no Mediterrâneo em maio de 2016. O barco alcança até 22,5 nós de velocidade máxima (18 nós em cruzeiro), e carrega uma autonomia de 6 mil milhas náuticas a 16 nós, graças a quatro motores diesel-elétricos Wärtsilä.


Entre sua sprincipais características estão uma piscina de 180 metros cúbicos e uma central elétrica-diesel de 30.000 kW. Ao todo, até 24 hóspedes aproveitam suas comodidades, divididos em 12 cabines. A embarcação, de 23,5 metros de boca, ainda comporta 96 tripulantes.
6- Azul (160,6 metros)
Enfileirando três embarcações seguidas nessa lista, a alemã Lürssen chega com o Azul, de 160,6 metros, entregue em 2022. Trata-se de um barco de 22,5 metros de boca, capaz de acomodar até 48 hóspedes em 40 cabines, além de 80 tripulantes. Sua velocidade máxima é de 20 nós (18 nós em cruzeiro), sendo impulsionado por quatro motores diesel-elétricos MTU.


Conforme últimas atualizações, esse gigante está navegando sob a bandeira das Ilhas Cayman, o segundo país com maior número de bandeiras para superiates, com mais de 1,5 mil deles registrados.
5- Dubai (162 m)
O Dubai, de 162 metros, foi originalmente encomendado pelo Príncipe Jefri do Brunei. Contudo, o projeto foi suspenso em 1998, deixando à vista apenas o casco nu e a superestrutura ainda incompleta. Posteriormente vendido ao governo de Dubai, a embarcação passou a receber os cuidados de Kostis Antonopoulos, da Platinum Yachts, que elaborou um novo design de interiores.


Depois de completo, o barco passou a ser o iate real do Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, de Dubai. Ele se destaca pela boca de 21,3 metros, mas não só: possui piscina, área para churrasco, cinema, discoteca, plataforma de pouso para um helicóptero Blackhawk, ginásio, garagem para submarino e uma vasta gama de brinquedos aquáticos.
4- Eclipse (162,5 m)
O Eclipse deteve o título de maior iate do mundo por três anos, desde que deixou o estaleiro da Blohm+Voss, em 2010. A embarcação possui acabamento interno personalizado, especialmente desenvolvido por Terence Disdale Design, que se encarregou por tudo relacionado ao design de interiores, incluindo o layout do deck e o projeto de construção da superestrutura.


O Eclipse possui uma ampla gama de recursos, incluindo uma piscina de 16 metros, que pode ser transformada em pista de dança, e a capacidade de acomodar três helicópteros. Ganhou vários prêmios, incluindo o Motor Yacht of the Decade no World Superyacht Awards de 2015.
3- Fulk Al Salamah (164 m)
Parte da frota do Esquadrão Real de Iates de Omã, o Fulk Al Salamah foi construído em 2016 pelo estaleiro italiano Mariotti. Por ser um iate a serviço do líder omani, seu projeto — apelidado de “Projeto Açafrão” — é cercado de mistério e detalhes sobre a embarcação são escassos.


Seu nome significa “navio da paz”, em tradução livre do árabe para o português. O Fulk Al Salamah tem casco de aço e superestrutura em aço e alumínio. Possui quatro motores Wärtsilä e foi reformado em 2021.
2- Azzam (180,61 m)
Com grande experiência em construir iates gigantescos, o estaleiro alemão Lürssen terminou o Azzam em 2013, para o sheik Khalifa Bin Zayed Al Nayan — que foi presidente dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Abu Dhabi entre 2004 e maio de 2022, quando faleceu.


Assinado por Christophe Leoni, o design interior tem estilo império, com móveis neoclássicos, e exterior pela Nauta Yacht. Com velocidade máxima de 33 nós (12 nós em cruzeiro), graças à sua engenhosa propulsão a jato de água, o Azzam desafia a crença de que grandes iates devem ser lentos.
A embarcação, que por muito tempo encabeçou a lista dos maiores iates do mundo, pode acomodar até 36 hóspedes em 18 cabines, além de 80 tripulantes.
1- Rev Ocean (194,9 m)
Em primeiríssimo lugar chega o REV Ocean, com impressionantes 194,9 metros. Embora já lançado recentemente, esse megaiate está atualmente em construção na Noruega, com entrega prevista para 2026. A partir daí, será o carro-chefe da norueguesa Vard.


Sua velocidade máxima é reduzida em comparação a outros iates aqui listados, chegando a 17 nós. Por outro lado, o barco possui uma autonomia máxima de 21.120 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro, empurrado por dois motores diesel-elétricos. Ao todo, o barco leva até 36 hóspedes, dispostos em 18 cabines, além de 54 tripulantes.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipe gaúcha ficou com o 3º lugar na regata África-Brasil. Theodora Prado recebeu premiação especial por ser a 1ª mulher a realizar a disputa sozinha
A lista começa já na casa dos R$ 600 milhões. Você arriscaria um palpite de quanto custa o mais caro? Veja aqui!
Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!
De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais
Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas




