Saiba quais são os 11 maiores iates do mundo
Enormes e imponentes, os modelos chamam atenção por onde passam
Há muito tempo, estaleiros em todo o mundo se esforçam para produzir o superiate definitivo, maior que o anterior. E não é somente no tamanho que eles evoluem.
Estádio da Copa do Mundo faz homenagem a embarcações típicas do Oriente Médio
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Cada embarcação dessa lista é um exemplo de design e inovações técnicas, com recursos acima e abaixo do convés.
Confira os 11 maiores iates do mundo
1 – Azzam (180,61 m)
Com grande experiência em construir iates gigantescos, o estaleiro alemão Lürssen terminou o Azzam em 2013, para o sheik Khalifa Bin Zayed Al Nayan — que foi presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi entre 2004 e maio deste ano, quando faleceu.
Assinado por Christophe Leoni, o design interior tem estilo império, com móveis neoclássicos, e o exterior tem projeto da Nauta Yacht. Com velocidade máxima de 31,5 nós, graças à sua engenhosa propulsão a jato de água, o Azzam desafia a crença de que grandes iates devem ser lentos.
2 – Fulk Al Salamah (164 m)
Parte da frota do Esquadrão Real de Iates de Omã, o Fulk Al Salamah foi construído em 2016 pelo estaleiro italiano Mariotti. Por ser um iate a serviço do líder omani, seu projeto — apelidado de “Projeto Açafrão” — é cercado de mistério e detalhes sobre a embarcação são escassos.
Seu nome significa “navio da paz”, em tradução livre do árabe para o português. O atual proprietário é o sultão Haitham bin Tariq Al Said, primo de Qaboos bin Said Al Said, o antigo líder de Omã, que morreu em 2020.
O Fulk Al Salamah tem casco de aço e superestrutura em aço e alumínio. O segundo colocado dessa lista possui quatro motores Wärtsilä e foi reformado em 2021. Seu exterior tem design do Studio de Jorio.
3 – Eclipse (162,5 m)
O Eclipse já deteve o título de maior iate por três anos, desde que deixou o estaleiro da Blohm+Voss em 2010. A embarcação possui acabamento interno personalizado, especialmente desenvolvido por Terence Disdale Design, responsável por tudo relacionado ao design de interiores, layout do deck e projeto e construção da superestrutura.
O Eclipse possui uma ampla gama de recursos, incluindo uma piscina de 16 metros, que pode ser transformada em pista de dança, e a capacidade de acomodar três helicópteros. Ganhou vários prêmios, incluindo o Motor Yacht of the Decade no World Superyacht Awards de 2015.
4 – Dubai (162 m)
Batizado apropriadamente por ser o iate do Sheik Mohammed bin Rashid al Maktoum de Dubai, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, possui uma ampla gama de instalações condizentes com o status de seu proprietário.
As cinco suítes VIP e seis suítes de hóspedes possuem varandas abertas e foram projetadas pela Nakheel Interiors. Há também uma garagem de submarinos e uma plataforma de pouso para helicóptero. Costumava ficar ancorado na ilha particular do sheik Mohammed, em frente ao seu palácio de verão em Dubai.
Na verdade, a embarcação foi originalmente encomendada pelo príncipe Jefri de Brunei em colaboração com Blohm+Voss e Andrew Winch. No entanto, sua superestrutura estava apenas parcialmente concluída quando o projeto foi suspenso. O governo de Dubai, então, comprou o projeto e confiou sua construção a Kostis Antonopoulos, da Platinum Yachts.
5 – Dilbar (156 m)
Projetado por Espen Øino, pertence ao bilionário uzbeque Alisher Usmanov. Dilbar possui algumas características inovadoras, que incluem uma piscina de 180 metros cúbicos e uma usina elétrica a diesel de 30.000 quilowatts.
Apesar de seu grande volume (15.917 GT), acomoda apenas 24 convidados em seus 3.800 metros quadrados de espaço, mas possui uma incrível equipe de 100 pessoas, garantindo que os visitantes recebam cuidados e atenção à altura.
6 – Al Said (155 m)
Principal barco do Esquadrão Real de Iates de Omã, o Al Said recebeu o nome de seu antigo proprietário — o sultão Qaboos bin Said Al Said, que morreu em 2020. Seu atual proprietário é o sultão Haitham bin Tariq Al Said, primo do líder anterior.
O iate de 155 metros foi projetado por Espen Øino e construído no estaleiro Vegesack de Lürssen, sob o apelido de “Projeto Girassol”.
Al Said conta com tripulação de 150 pessoas e acomodação para 65 convidados. Possui amplos espaços para entreter os convidados, especialmente uma sala de concertos a bordo, com espaço para uma orquestra de 50 músicos.
7 – A+ (147,25 m)
Entregue pela Lürssen em 2012, esta embarcação projetada por Tim Heywood é envolta em mistério. Costumava ser chamada de Topaz, mas foi rebatizada como A + em 2019 e carrega uma bandeira de Cayman.
Há rumores de que seu dono é o sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, dono do clube de futebol Manchester City . O design de interiores do A+ foi feito pela Terence Disdale Design e possui heliporto.
8 – Príncipe Abdulaziz (147,01 m)
Ancorado ao lado do palácio do rei saudita em Jeddah, o príncipe Abdulaziz serve a família real saudita. Construído em 1984 por Helsingor Vaerft, um estaleiro com sede na Dinamarca, com projeto de Maierform para o rei Fahd da Arábia Saudita, substituiu El Mahrousa como o maior iate do mundo na época.
O príncipe Abdulaziz apresenta elegante design de interiores do falecido David Hicks, que fundiu a estética moderna e clássica. Dizem que seu grande saguão foi baseado no Titanic. Como convém ao iate da família real saudita, possui mesquita, cinema e, se as especulações forem verdadeiras, mísseis terra-ar e sistemas de vigilância submarina.
9 – El Mahrousa (145,72 m)
Entregue em 1865 pelo estaleiro Samuda Brothers, o El Mahrousa é o barco mais antigo dessa lista. Trata-se de um exemplo de design clássico, que manteve o título de maior iate do mundo por mais de um século até o Príncipe Abdulaziz aparecer em 1984.
El Mahrousa foi originalmente construído para Khedive Ismail, o governador otomano do Egito e foi usado para receber dignitários durante a histórica abertura do Canal de Suez em 1869.
Ao longo dos anos, foi reformado várias vezes, primeiro em 1872, onde foi alongado em 12,1 metros, depois em 1905 e 1950. Em ruínas, foi restaurado e agora serve como o iate presidencial do Egito, mantido pela Marinha Egípcia.
10 – Iate A (142,81 m)
O Sailing Yacht A é o segundo iate, além do Motor Yacht A, encomendado pelo industrial russo Andrey Melnichenko. Foi projetado por Philippe Starck e construído pelo estaleiro alemão Nobiskrug em 2017. Único veleiro dessa lista, é capaz de lançar 3.747 metros quadrados de vela.
Com oito decks, acomoda confortavelmente uma tripulação de 54 pessoas. O Sailing Yacht A ostenta uma infinidade de recursos inovadores, como a cápsula de observação subaquática e mastros de carbono mais altos do mundo, a 100 metros acima do nível do mar.
11 – Nord (142 m)
Entregue em 2021, o Nord foi nomeado Projeto Redwood durante sua construção, depois Opus, antes de finalmente se tornar Nord. É um exemplo de inovação de design no mundo dos superiates.
Projetado pelo estúdio Nuvolari Lenard, possui muitas instalações a bordo, incluindo um clube de praia, um centro de esportes aquáticos e mergulho, dois helipontos e uma garagem com “espaço para armazenar uma infinidade de brinquedos, incluindo 16 barcos, um submarino e um ROV”, de acordo com o gerente de construção Rob Moran.
Em seu mastro, uma série de quatro cúpulas de satélite pode ser vista. Nord tem 20 suítes que podem abrigar até 36 hóspedes.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa
Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar