Catar recebe desfile de barcos com bandeiras dos países da Copa do Mundo

Tradicional Festival de Dhow apresenta a herança marítima do Catar ao público

Por: Redação -
28/11/2022

Doha, capital do Catar — sede da Copa do Mundo 2022 –, teve uma de suas praias “pintadas” pelas bandeiras dos países participantes do Mundial. Um desfile levou dezenas de exemplares da embarcação típica da região à praia de Katara, como parte do 12º Festival de Dhow.

O festival, que vai até o dia 18 de dezembro, começou no último dia 20, com uma jornada liderada por Al Sardal Saif Al Sulaiti.

 

No lugar de suas velas, 32 barcos históricos hastearam bandeiras dos países que disputam a Copa. Eles deixaram Katara Beach para navegar em direção a Doha Corniche e à praia do Parque MIA.

O festival inclui 50 pavilhões para os países participantes, que recebem exposições de patrimônio marinho, artesanato e profissões para apresentar seus países, além de concursos e workshops marinhos.

 

O diretor geral da Fundação Katara Cultural Village, Dr. Khalid Ibrahim Al Sulaiti, disse que a 12ª edição do festival está sendo excepcional, porque coincide com o lançamento das competições mundiais.

Al Sulaiti acrescentou que o festival pretende oferecer muitos diferenciais através das suas várias seções, para informar aos visitantes sobre a vida antiga nos países do Golfo em geral, além de reviver os esportes náuticos tradicionais.

 

Jihad Al Jaidah, membro da comissão organizadora do Festival de Dhow Tradicional, disse em declarações à Qatar News Agency (QNA) que a característica mais importante que distingue a 12ª edição do festival é o período de tempo que dura desta vez — um mês, em vez de cinco dias ou uma semana, como era nos anos anteriores, e suas atividades continuam até a 1h da manhã pela primeira vez.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro pode ser alternativa econômica para acomodação de atletas dos Jogos Asiáticos de 2026

    Comitê espera reduzir custos acomodando cerca de 3 mil pessoas em embarcação durante o evento

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves

    Parque aquático na Inglaterra terá ‘playground flutuante’ para desafios na água

    Inspirada em programa de TV, atração abre ao público no final de maio