Última etapa da The Ocean Race tem colisão entre veleiros; assista
As duas embarcações envolvidas sofreram danos e uma delas tenta voltar à competição
Dois veleiros se envolveram em uma colisão na The Ocean Race, na largada da etapa final da regata de volta ao mundo. Cerca de 15 minutos após o início da perna 7, em Haia, na Holanda, o barco 11th Hour Racing Team foi atingido pelo veleiro GUYOT environnement – Team Europe, em um acidente que raramente se vê em competições deste tipo.
Ingressos para o Marina Itajaí Boat Show já estão disponíveis; garanta o seu!
Itajaí terá circuito de regatas para celebrar 163º aniversário da cidade
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Apesar do estrago causado em ambos os barcos, ninguém saiu ferido.
O GUYOT assumiu a responsabilidade pelo acidente e abandonou a etapa. “O barco deles apareceu na minha frente e era tarde demais”, admitiu o capitão do GUYOT, Benjamin Dutreux. “Foi impossível evitar o contato (depois que os vi). Assumo toda a responsabilidade. A culpa é nossa, com certeza”, completou ele.
O 11th Hour Racing Team, por sua vez, tenta voltar à competição em que estava na liderança, antes da colisão.
Acidentes acontecem e eu sei que eles não gostariam de terminar nossa corrida, assim como nós não gostaríamos de terminar a corrida deles. Teremos que ver o que acontece a seguir. Definitivamente, não está acabado até que termine. – Charlie Enright, capitão da 11th Hour Racing Team
Assista, abaixo, ao momento da colisão.
At the start of the Leg 7, @11thHourTeam was forced to suspend racing after suffering extensive damage after being hit by #GUYOTTeamEurope
Watch the first reactions as the skippers stepped back on the dock and started to assess the damage sustained to their boats.#TheOceanRace pic.twitter.com/eHNcuDuG6u
— The Ocean Race (@theoceanrace) June 15, 2023
Como aconteceu a colisão na The Ocean Race
No momento da colisão, a 11th Hour havia dobrado no layline para a próxima marca de virada, ficando com o “direito de passagem”.
A tripulação do GUYOT, obrigada a ceder nesta situação, aparentemente não viu o outro barco, o que resultou no choque. Com danos em ambas as embarcações, as duas precisaram voltar ao porto. O vídeo abaixo mostra a câmera do 11th Hour no momento da colisão na The Ocean Race.
Incredible and scary footage captured by fixed cameras on board 11th Hour Racing Team… The most important information is that no one was hurt, everyone is safe.#TheOceanRace pic.twitter.com/2rXpfq0fAr
— The Ocean Race (@theoceanrace) June 16, 2023
De acordo com informações divulgadas pela The Ocean Race nesta sexta-feira (16), a equipe 11th Hour Racing Team está no cais de Haia, na Holanda, “trabalhando para determinar a extensão dos danos, iniciar os reparos e avaliar suas opções para um retorno”.
A equipe retirou-se oficialmente da perna 7 da competição e entrou com um Pedido de Reparação. Desistir da etapa e entrar com o pedido dá à equipe a melhor chance, dentro das regras do evento, de garantir os pontos necessários para vencer a corrida geral.
Em comunicado, a equipe diz que “enviou um pedido de reparação ao júri internacional. Este é um procedimento sob as Regras de Regata à Vela para compensar um barco quando ‘a pontuação ou posição de um barco em uma regata ou série foi ou pode ser, sem culpa própria, piorada significativamente’.”
Conheça o percurso da The Ocean Race
Considerada a maior regata transoceânica do mundo, a The Ocean Race teve sua largada no em 15 de janeiro, na cidade espanhola de Alicante. A competição de volta ao mundo na vela teve, inclusive, uma parada no Brasil, em Itajaí, cidade catarinense que é referência náutica no Brasil.
As paradas foram realizadas nessa sequência: Cidade do Cabo (África), Itajaí, New Port (EUA), Aarhus (Dinamarca) e Haia (Holanda). Os velejadores seguem para Genova (Itália), local da grande final, prevista para 25 de junho.
Para conferir mais informações acerca das paradas e de todo o evento, acesse o site oficial da The Ocean Race.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Entre fósforos acesos no cabelo e saques à colônias, Edward Teach é lembrado até os dias atuais
Santa Catarina lidera o ranking e São Paulo tem praia conquistando o feito pela 15ª vez consecutiva. Veja a lista completa atualizada
Paolo Vitelli, fundador do grupo Azimut-Benetti, faleceu aos 77 anos após um acidente doméstico na Itália
NÁUTICA te ajuda a aproveitar o tempo a bordo com a família com segurança e diversão
História do Seikan Tunnel envolve bilhões de reais, risco de terremoto e transporte até os dias atuais