Entrevista: 4 perguntas para o novo comodoro do tradicional Iate Clube de Caiobá

Cristiano Caldeira Reichmann priorizará a ampliação da estrutura náutica do clube, um dos mais importantes do país

26/06/2023
Iate Clube de Caiobá. Foto: João Vitor Sarturi

Candidato único (por aclamação) na eleição marcada para esta segunda-feira (26), Cristiano Caldeira Reichmann, de 48 anos, será nomeado o novo comodoro do Iate Clube de Caiobá para os próximos dois anos, sucedendo a José Nolar Schaedler Júnior — o “Tuco”, como é chamado pelos amigos. A cerimônia de posse será realizada no Graciosa Country Club, em Curitiba.

Fundado em janeiro de 1961, o Iate Clube de Caiobá é um dos mais importantes do Brasil, com cerca de 1.250 associados e muitos barcos. Tem três sedes no Paraná: a administrativa (em Curitiba), a náutica (em Guaratuba) e a social (na Praia Mansa, em Matinhos).

Foto: Brenda Pontes

Além disso, tem uma subsede em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, com capacidade para 20 embarcações e mais 15 poitas, que servem de apoio aos associados que apontam a proa rumo ao sul do país.

 

Navegador assíduo, Reichmann é dono de uma Intermarine 65, uma Riostar 28, um jet e uma bateira. Levado pelo pai, o novo comodoro frequenta o Iate Clube de Caiobá desde que tinha 20 anos de idade. Ele é sócio do clube há 27 anos e participa da diretoria desde 2007. Tomará posse como comodoro com as finanças em dia e a contabilidade organizada. E promete manter a estabilidade, como conta nesta rápida entrevista.

Cristiano Caldeira Reichmann, comodoro do Iate Clube de Caiobá

Confira a entrevista de NÁUTICA com Cristiano Caldeira, comodoro do Iate Clube de Caiobá

1) QUAIS SERÃO AS SUAS PRIORIDADES AO LONGO DOS DOIS ANOS DE MANDATO?

Cristiano Reichmann: Tive a felicidade de o comodoro anterior ter deixado o iate em condições financeiras muito boas. Vivemos um momento privilegiado, com um caixa respeitável, quadro social quase completo e receita firme. Então, a nossa prioridade é manter e melhorar a qualidade dos serviços prestados para os sócios.

 

Ao mesmo tempo, precisamos ampliar a nossa estrutura náutica, obedecendo às leis e normas ambientais, já que estamos no meio de uma reserva de Mata Atlântica.

 

2) QUAL A PRIMEIRA COISA QUE PRETENDE FAZER COMO COMODORO?

Cristiano: Eu já venho tocando o clube nos últimos dias, por conta do afastamento do Tuco, por motivos profissionais. Então, já me reuni com os funcionários e conversei com nossos colaboradores e marinheiros, pedindo apoio e empenho de todos.

 

Estamos fazendo uma campanha muito forte de conscientização ecológica junto aos marinheiros, para evitar o desperdício de combustível e o vazamento de lubrificantes na água, além do descarte do lixo e de todo e qualquer material que impacte o meio ambiente. É importante que o time zele pelo clube e que todos nós rememos para o mesmo lado.

Abrigamos 309 lanchas e 245 jets. A parte náutica do clube hoje opera com praticamente 100% de sua capacidade. Vamos aumentar a oferta de vagas – Cristiano Caldeira Reichmann, comodoro do Iate Clube de Caiobá.

 

3) QUAL É A CAPACIDADE ATUAL DA ESTRUTURA NÁUTICA DO IATE CLUBE DE CAIOBÁ?

Cristiano: Temos 258 vagas secas e 163 vagas molhadas. E precisamos ampliar a oferta, principalmente no seco, para atender uma demanda reprimida há algum tempo. A parte náutica do clube hoje opera com praticamente 100% de sua capacidade.

Foto: Brenda Pontes

4) DOS 1.250 SÓCIOS, QUANTOS SÃO DONOS DE BARCOS?

Cristiano: Aproximadamente 45%. São 309 lanchas, 245 jets e três veleiros, apenas, porque a nossa baía sofre com a falta de ventos. Os outros 55% dos sócios curtem a sede, frequentam o clube pelos serviços, mas não têm barco.


 

Na Praia Mansa, que é uma sede de piscina e restaurante em Caiobá, há uma espécie de beach club, um misto de bar, balada e restaurante. Na sede náutica, que fica em Ponta do Morro, em Guaratuba, também temos restaurante, piscinas, spa, bares, quadras poliesportivas, mirante. Além disso, nossa agenda social de verão é bem concorrida. Então, mesmo não tendo barco próprio, eles desfrutam de muitas atividades.

Confira mais fotos do Iate Clube de Caiobá

Foto: Brenda Pontes
Foto: Brenda Pontes
Foto: Brenda Pontes

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Equipe percorre 6 mil km de jet e entra para a história dos rallys náuticos

    Expedição que passou por mais de 30 rios desafiou aventureiros com direito a raias venenosas e trechos de 'pancadas' na água

    De bicho espaguete a lula raríssima: expedição descobriu 20 novas espécies marinhas em potencial

    Realizada na costa chilena, operação encontrou ecossistemas desconhecidos e criaturas bizarras através do ROV

    "Festa do pijama": pesquisadores encontram milhares de tubarões-fêmeas cochilando no fundo do mar

    De acordo com pesquisador, os tubarões-de-Port-Jackson costumam descansar durante o dia e se alimentar à noite

    Conheça os atributos do megaiate que abriga uma suíte de 96m²

    Embarcação de 790 pés da Ritz-Carlton Yacht Collection estreou neste mês nos mares, com itinerários a partir de R$ 83 mil

    Suzuki Marine retorna ao São Paulo Boat Show com 12 opções de motores de popa

    Modelos da marca japonesa vão dos 9 aos 325 hp, com variações de 2 e 4 tempos; salão acontece de 19 a 24 de setembro