Nos EUA, homem é preso ao tentar cruzar o Atlântico em ‘roda de hamster’

Embarcação caseira foi interceptada pela Guarda Costeira americana ainda no início da travessia

11/09/2023
Foto: Escritório do xerife do Condado de Flagler / Divulgação

Fazer uma travessia do Atlântico é, certamente, o ponto alto dos amantes de barcos que vivem na imensidão do oceano. Reza Baluchi, no entanto, tentou o feito a bordo de uma “embarcação” inusitada. A chamada “bolha” foi feita por ele de forma caseira e se assemelha a uma roda de hamster.

Morador da Flórida, Baluchi tem 44 anos e queria atravessar o Atlântico e chegar a Londres na embarcação de procedência duvidosa. A Guarda Costeira americana, contudo, conseguiu interceptá-lo a cerca de 110 km da Ilha Tybee, na costa norte do Estado da Geórgia, em 26 de agosto.

Foto: Escritório do xerife do Condado de Flagler / Divulgação

Apesar das autoridades terem o impedido de seguir seu caminho, Baluchi não desistiu de seu objetivo e se recusou a deixar a embarcação por três dias. Como se não bastasse, segundo os policiais, o homem que tentava atravessar o Atlântico em uma roda de hamster ameaçou se matar e alegou que tinha uma bomba a bordo.

 

“Com base nas condições da embarcação — que estava flutuando devido à estrutura metálica e às boias — os oficiais determinaram que Baluchi estava realizando uma viagem claramente perigosa”, diz a acusação criminal.

 

Foi apenas em 1º de setembro que o homem se rendeu e abandonou sua embarcação, após ser levado para uma base da Guarda Costeira em Miami. Mais tarde, as autoridades afirmaram que a “bomba” era falsa. Vale ressaltar que, além do perigo evidente, a viagem de Baluchi começou enquanto as autoridades se preparavam para a chegada de um grande furacão.

Tentativas frustradas

Essa não foi a primeira vez que a Guarda Costeira impediu Reza Baluchi de fazer uma viagem arriscada. Em 2021, ele foi preso após ser resgatado enquanto tentava viajar da Flórida para Nova York, depois de vagar 48 km ao sul de seu ponto de partida. Resgates semelhantes aconteceram em 2014 e 2016.


Em entrevistas, Baluchi disse que estava tentando, através de suas viagens, arrecadar dinheiro para diversas causas, inclusive para os sem-teto e a Guarda Costeira.

Meu objetivo não é apenas arrecadar dinheiro para moradores de rua, [mas] arrecadar dinheiro para a Guarda Costeira, para o departamento de polícia, para o corpo de bombeiros — Reza Baluchi à WOFL-TV (Orlando) em 2021.

Baluchi agora enfrenta acusações federais de obstrução de embarque e violação de ordem do Capitão do Porto.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Buscando uma lancha na faixa dos 30 pés? Mestra Boats levará duas ao Boat Show de Foz

    Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    De volta ao lar: 50 anos depois, orcas retornam a local marcado pela caça nos EUA

    Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas

    Aprenda a receita de moqueca capixaba de frutos do mar do restaurante Gruta das Estrelas

    Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu

    Hidea atracará no Boat Show de Foz com três conhecidos motores de popa

    Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro