Nos EUA, homem é preso ao tentar cruzar o Atlântico em ‘roda de hamster’

11/09/2023

Fazer uma travessia do Atlântico é, certamente, o ponto alto dos amantes de barcos que vivem na imensidão do oceano. Reza Baluchi, no entanto, tentou o feito a bordo de uma “embarcação” inusitada. A chamada “bolha” foi feita por ele de forma caseira e se assemelha a uma roda de hamster.

Morador da Flórida, Baluchi tem 44 anos e queria atravessar o Atlântico e chegar a Londres na embarcação de procedência duvidosa. A Guarda Costeira americana, contudo, conseguiu interceptá-lo a cerca de 110 km da Ilha Tybee, na costa norte do Estado da Geórgia, em 26 de agosto.

Foto: Escritório do xerife do Condado de Flagler / Divulgação

Apesar das autoridades terem o impedido de seguir seu caminho, Baluchi não desistiu de seu objetivo e se recusou a deixar a embarcação por três dias. Como se não bastasse, segundo os policiais, o homem que tentava atravessar o Atlântico em uma roda de hamster ameaçou se matar e alegou que tinha uma bomba a bordo.

 

“Com base nas condições da embarcação — que estava flutuando devido à estrutura metálica e às boias — os oficiais determinaram que Baluchi estava realizando uma viagem claramente perigosa”, diz a acusação criminal.

 

Foi apenas em 1º de setembro que o homem se rendeu e abandonou sua embarcação, após ser levado para uma base da Guarda Costeira em Miami. Mais tarde, as autoridades afirmaram que a “bomba” era falsa. Vale ressaltar que, além do perigo evidente, a viagem de Baluchi começou enquanto as autoridades se preparavam para a chegada de um grande furacão.

Tentativas frustradas

Essa não foi a primeira vez que a Guarda Costeira impediu Reza Baluchi de fazer uma viagem arriscada. Em 2021, ele foi preso após ser resgatado enquanto tentava viajar da Flórida para Nova York, depois de vagar 48 km ao sul de seu ponto de partida. Resgates semelhantes aconteceram em 2014 e 2016.


Em entrevistas, Baluchi disse que estava tentando, através de suas viagens, arrecadar dinheiro para diversas causas, inclusive para os sem-teto e a Guarda Costeira.

Meu objetivo não é apenas arrecadar dinheiro para moradores de rua, [mas] arrecadar dinheiro para a Guarda Costeira, para o departamento de polícia, para o corpo de bombeiros — Reza Baluchi à WOFL-TV (Orlando) em 2021.

Baluchi agora enfrenta acusações federais de obstrução de embarque e violação de ordem do Capitão do Porto.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    ONU oferece bolsas de estudo sobre Oceano e Direito do Mar; veja como se inscrever

    O programa contemplará 11 bolsistas, que receberão subsídio mensal para estudar presencialmente na sede das Nações Unidas, em Nova York

    Sessa Marine aposta na faixa dos 40 pés para conquistar o público do Rio Boat Show 2026

    Marca terá três sucessos de sua linha nas águas da Marina da Glória para o salão, que ocorre de 11 a 19 de abril

    Este barco não está afundando: conheça as modernas embarcações auto-endireitáveis do Canadá

    Vídeo de barco "se revirando" em vez de afundar é real e mostra modelos "inafundáveis" da Guarda Costeira Canadense; assista!

    SailGP: time brasileiro alcança melhor resultado da temporada em Sydney; próxima etapa é no Rio

    Disputada no último fim de semana, etapa australiana terminou com o Mubadala na 7ª colocação. Circuito no Brasil ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril

    Azimut Grande 25 Metri fará sua estreia em águas cariocas no Rio Boat Show 2026

    Estaleiro levará dupla imponente para marcar presença na Marina da Glória. Evento acontece de 11 a 19 de abril