Penha (SC) receberá escala teste durante temporada 2024/2025 de cruzeiros

A novidade foi compartilhada pelo prefeito Aquiles da Costa, durante o 9 º Congresso Internacional Náutica

27/09/2024
Aquiles da Costa, prefeito de Penha. Foto: Jhony Inácio/ Revista Náutica

Durante o 9º Congresso Internacional Náutica, realizado no São Paulo Boat Show, o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, anunciou a primeira escala teste de cruzeiros transatlânticos para a temporada, consolidando o potencial turístico da cidade no litoral norte de Santa Catarina.

“A escala teste de cruzeiros é mais uma evidência do crescimento da cidade”, disse Aquiles da Costa, dentro do painel “Destino Penha, o Turismo Náutico Gerando Novas Oportunidades”. A escolhida para o local de ancoragem dos transatlânticos foi a Enseada do Itapocoroi — que, em 1827, a pedido da Corte portuguesa, foi retratada por Jean Baptiste Debret.

Aquiles da Costa, prefeito de Penha. Foto: Jhony Inácio/ Revista Náutica

“[O local] já passa por um levantamento hidrográfico conduzido pela empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, que inclui até um raio-x do fundo do oceano, garantindo mais segurança às embarcações”, disse Aquiles.

A expectativa é que a cidade receba até trinta navios cruzeiros por temporada, gerando um impacto econômico estimado em R$ 100 milhões com apenas uma escala– avaliou o prefeito

Penha é sede do 2º melhor parque temático do mundo, o Beto Carrero World, que atrai cerca de 3 milhões de visitantes anualmente. Além disso, o município tem 31 km de orla e um número de praias surpreendente, como explicou Aquiles.

“A gente cresceu com a informação de que Penha tinha 19 praias. Dentro do meu mandato, para fortalecer a cidade como destino turístico, decidimos fazer um diagnóstico, através da Fundação Municipal de Cultura. Resultado: Penha tem 74 praias!– Aquiles da Costa

O passo seguinte, ele conta, é a conquista do selo de Bandeira Azul. “Três delas já foram certificadas e mais três estão em processo de validação da maior e mais reconhecida certificação de qualidade para praias no país, reforçando nosso compromisso com o turismo sustentável”, afirmou o prefeito.

Aquiles da Costa, prefeito de Penha. Foto: Jhony Inácio/ Revista Náutica

A cidade catarinense também conquistou o certificado de destino sustentável Green Destination (nível Prata), cumprindo 71% dos critérios estabelecidos pela organização holandesa que avalia destinos sustentáveis.

Superamos Fernando de Noronha e atingimos um novo patamar no turismo mundial– comemorou Aquiles

Além disso, a cidade conta com cinco marinas e se destaca como sede de eventos esportivos náuticos, como campeonatos de vela e festivais de parapente.

 

Outro grande atrativo que simboliza o crescente desenvolvimento na região é a construção do Amazon Parques & Resorts, primeiro complexo turístico e hoteleiro do mundo com temática amazônica.

 

O empreendimento, em fase de construção, contará com aproximadamente 200 unidades de multipropriedade gerenciadas pela Wyndham Hotels & Resorts, a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo.

Aquiles da Costa, prefeito de Penha. Foto: Jhony Inácio/ Revista Náutica

Com 420 leitos e capacidade para 1.056 hóspedes, o resort terá uma área de lazer de mais de 9 mil m², incluindo uma piscina de 420 m², brinquedos aquáticos, trilha de 200 metros, quadras de areia e beach tênis, além de 10 jacuzzis privativas.

 

Ainda na área de viagens, esportes e lazer, o município de Penha conta um programa chamado Rotas do Turismo, com as extensões Rota Cultural, Rota Gastronômica, Rota das Tartarugas, Rota de Cicloturismo, Rota dos Mirantes e Rota da Trilhas.

 

O Congresso Internacional Náutica é o principal evento do Brasil voltado a prefeitos, secretários de turismo e agentes do setor que buscam o crescimento econômico-social por meio do turismo das águas. As palestras antecederam a abertura ao público do São Paulo Boat Show, que contou com mais de 170 barcos em exposição, 50 lançamentos gerais, além de uma série de produtos e serviços.

São Paulo Boat Show 2024

Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reuniu, neste ano, mais de 170 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Nesta 27ª edição, os visitantes ainda puderam participar do sorteio de uma lancha Focker 188 Joy, equipada com motor Yamaha.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. O público ainda confere motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como resorts e helicópteros — expostos no Espaço dos Desejos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Penha (SC) receberá escala teste durante temporada 2024/2025 de cruzeiros

    A novidade foi compartilhada pelo prefeito Aquiles da Costa, durante o 9 º Congresso Internacional Náutica

    Comerciante paulista ganha lancha da Fibrafort avaliada em mais de R$ 200 mil no São Paulo Boat Show

    "Na hora fiquei sem acreditar", conta o felizardo. Barco equipado com motor Yamaha foi sorteado no encerramento do salão paulista

    Futura aeronave militar dos EUA poderá pousar na água; assista em ação

    Previsão é que a Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences, consiga carregar até 81 mil quilos quando ficar pronta

    Submarino Titan teve problemas identificados muito antes da tragédia, apontam investigações

    Ex-diretor de operações da OceanGate teria sido demitido após apresentar relatório da embarcação e exigir mais testes

    Consultor da Invest/SP destaca o turismo náutico como vetor de desenvolvimento econômico

    Luís Antônio Sobrinho, representando Roberto de Lucena, comentou sobre o potencial paulista no 9º Congresso Internacional Náutica