Ex-megaiate de Bill Gates, de 120 metros, é visto fazendo testes no mar
Embarcação movida a hidrogênio promete funcionar como um hotel em alto-mar e ter pegada de carbono reduzida
O ex-megaiate de Bill Gates, batizado de Breakthrough, começou a fazer testes no Mar do Norte, no Oceano Atlântico. A embarcação é uma obra do conceituado estaleiro de luxo holandês Feadship, que atua no setor desde 1949.
Superiate navegador de 148 pés é nova aposta de estaleiro italiano
Minimalista por fora e luxuoso por dentro: conheça o superiate Fú
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O iate também é conhecido como Projeto 812 e tem 390 pés (119 metros). Ele teria sido encomendado pelo bilionário Bill Gates, mas, o empresário o vendeu antes mesmo de ficar pronto.
A embarcação tem capacidade para 30 hóspedes e 44 tripulantes, em sete decks. Além das comodidades de luxo que um barco como esse costuma ter, o Breakthrough apresenta novidades para o mundo náutico.
Entre elas, é possível citar um hospital, passarelas privativas e um “lounge Nemo”, para socialização e relaxamento dos passageiros. Com isso, a embarcação se propõe a funcionar como um hotel.
O Breakthrough é capaz de funcionar com hidrogênio por períodos mais longos do que o de costume — chegando a uma semana inteira –, ou navegar a 10 nós (18 km/h) usando o combustível limpo.
A pegada de carbono também promete ser consideravelmente reduzida, algo que é excepcional para esse tipo de embarcação.
O megaiate ainda garante atingir velocidades máximas de 17 nós (31,5 km/h). Já o alcance é estimado em 6,5 mil milhas náuticas (12.038 quilômetros).
Caso passe nos testes, o iate pode ser lançado no início de 2025. Vale ressaltar que o Breakthrough, ex-megaiate de Bill Gates, foi listado em 600 milhões de euros (cerca de R$ 3,7 bilhões, com valores convertidos em outubro de 2024).
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Entre fósforos acesos no cabelo e saques à colônias, Edward Teach é lembrado até os dias atuais
Santa Catarina lidera o ranking e São Paulo tem praia conquistando o feito pela 15ª vez consecutiva. Veja a lista completa atualizada
Paolo Vitelli, fundador do grupo Azimut-Benetti, faleceu aos 77 anos após um acidente doméstico na Itália
NÁUTICA te ajuda a aproveitar o tempo a bordo com a família com segurança e diversão
História do Seikan Tunnel envolve bilhões de reais, risco de terremoto e transporte até os dias atuais