i9 Vela transforma a vida de jovens de Salvador por meio da náutica
Mais de 580 jovens já foram atendidos pela iniciativa, que nasceu da vontade de mudança de seu fundador, Juan Sobral; projeto participa do Salvador Boat Show
A Associação i9 Vela – Náutica Solidária existe, ao menos nos moldes atuais, há cerca de três anos. A ideia, porém, surgiu há mais de 15. Mas a vontade de fazer mais pelo próximo está no peito de seu fundador, Juan Sobral, desde a infância. É o que ele contou à Revista Náutica durante o Salvador Boat Show.
Salvador Boat Show oferece test-drive de embarcações na Baía de Todos-os-Santos
Guia digital do Salvador Boat Show já está disponível no app de NÁUTICA
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A iniciativa ensina aos visitantes conceitos básicos da vela e até a como montar um veleiro, numa ação batizada de Clínica Básica de Vela — apenas uma das muitas frentes atuantes da Associação. “É uma espécie de guarda-chuva”, como define Sobral.
Debaixo desse guarda-chuva existem diversos projetos sociais– conta
O principal deles é chamado de Odisseia. Uma vez por mês, a associação coloca um de seus 10 veleiros em uma “carretinha” e o reboca até uma das comunidades de Salvador. “Geralmente as mais precárias, que a gente acredita que as pessoas têm mais necessidade desse tipo de ação”, explica Juan.
A partir daí, o horizonte ganha novas cores, o mar recebe novos apaixonados e a vela vira ferramenta de transformação 100% gratuita. “O critério é só morar em uma comunidade e ser aluno matriculado numa escola pública”, conta Juan.
“Num sábado pela manhã, a gente faz uma Clínica de Vela. Eu faço uma demonstração da teoria, focada nas crianças entre 10 e 16 anos. Elas aprendem sobre as partes do barco, como se usa um colete. Sobem, sentam, mexem e aprendem para que serve cada partezinha”, detalha o idealizador da iniciativa.
As crianças que demonstram interesse pela vela têm seus pais convocados pela associação, que combina com os responsáveis a programação: levar as crianças, no dia seguinte, para a praia, na base da iniciativa, no bairro do Ribeira.
“No Ribeira a gente faz a aula de vela prática no domingo, o dia todo. Quem gostar e quiser continuar no curso, vai voltando”, conta sobral. Os jovens passam por treinamento de segurança, de conhecimento da náutica e aprendem a nadar de colete.
Você vai ver na praia 10 barcos como esse com jovens velejando sozinhos– ressalta Sobral
“O pessoal na praia agora já sabe, mas no começo era um desespero. Chamaram até o helicóptero dos bombeiros uma vez”, brinca o fundador da Associação.
Um verdadeiro “guarda-chuva” de projetos sociais
O projeto Odisseia é o carro-chefe da Associação i9 Vela, mas nem de longe o único. Enquanto nele os jovens ganham uma oportunidade de lazer, na Oficina Náutica, outra frente da iniciativa, os participantes garantem capacitação — que inclusive pode virar uma futura profissão.
Através do projeto, os jovens aprendem como executar a manutenção de um veleiro nos próprios barcos da Associação, que “vira e mexe” recebem uma pancada ou outra, como conta Juan.
Eles aprendem a laminar com fibra de vidro. Estamos criando uma oficina onde eles vão aprender a fabricar o mastro, o leme, a bolina. Vão aprender a montar um barco– explica Juan
Já o i9 Foto, outra iniciativa da Associação, leva um profissional da área de cinema e da fotografia, com equipamento profissional e semiprofissional, para ensinar aos jovens como manusear o material.
Eles aprendem sobre tempo de exposição, obturação, luz, sombra, ISO– conta Sobral
O i9 Cabeças, por sua vez, leva psicólogas e terapeutas voluntários para atenderem os jovens do projeto de forma gratuita. “A cada 15 dias elas fazem atendimentos presenciais e em grupo. Durante a semana, fazem alguns atendimentos online.”
Paixão que vem desde a infância
A relação de Juan com o mar começou quando ele tinha ainda seis anos de idade, ao passar as férias na casa da avó, que era marisqueira. “Eu sempre via os pescadores velejando com as canoas daqui da Baía de Todos-os-Santos, que são um pouquinho diferentes das outras”.
“Eu via aqueles panos coloridos lindos e os caras se equilibrando numa ‘tora’ de madeira. Para mim era como se fosse uma mágica. Como eles ficavam de pé numa ‘casquinha’ daquela, com uma vela gigantesca? Isso sempre me encantou”, relembra.
A paixão se estendeu junto com o passar dos anos. Aos 17, já na faculdade, ele se deparou com o veleiro que até hoje é seu companheiro. “Eu vi esse barco na calçada, na frente de uma loja. Desci do ônibus desesperado porque eu nunca tinha visto um barco assim e era o que eu queria para mim. Falei que queria comprar só que não tinha o dinheiro”.
O cara dividiu em ‘trocentas’ milhões de vezes o barco. Para ele foi um péssimo do negócio, mas para mim foi ótimo– brinca Juan
“Só pude pegar o barco depois que eu quitei. São já 26 anos desse barquinho comigo. São 26 anos de vela. Ele [o barco] já tinha 20 anos. Deve ter uns 46 anos esse barco, foi um dos primeiros dingues fabricados”.
Ajude a i9 Vela
Atualmente a Associação i9 Vela está em busca de patrocinadores para ajudarem a manter e a expandir o projeto. Se você quer ser um deles, entre em contato com o Juan através do telefone (71) 99178-1441, ou pelo e-mail [email protected].
1º Salvador Boat Show
O Salvador Boat Show chega em grande estilo, com 100% de seus expositores sobre as águas da Bahia Marina, na inconfundível Baía de Todos-os-Santos. Embarcações de diversos modelos, motores, equipamentos, acessórios e serviços ligados ao setor estão na capital baiana.
Visitantes tem a sensação genuína de imergir no universo náutico visitando estandes flutuantes, conferindo barcos lado a lado, em um cenário mais que convidativo para uma vida no mar. Já consagrado como o maior salão náutico do Nordeste, o evento ainda apresenta experiências exclusivas e um mar de oportunidades.
Anote aí!
1º SALVADOR BOAT SHOW
Quando: De 6 a 10 de novembro de 2024
Horário: Das 14h às 21h
Onde: Bahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, Salvador – BA)
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: site oficial do evento
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Serão mais de 800 km de trajeto total, passando por cidades como Rosana, Guaíra e Foz do Iguaçu, no Lago de Itaipu
Marca comandada por Paulo Fernando esteve presente no Salvador Boat Show com suas carretas e revelou novidade em primeira-mão
Influenciadora navegou por Angra dos Reis (RJ) a bordo de uma lancha do estaleiro catarinense Schaefer Yachts; conheça a embarcação
Após falecimento do proprietário, embarcação de 350 pés virou palco de briga judicial e entrou no mercado de charters
Durante o 1º Salvador Boat Show, empresa apresentou aos visitantes seus serviços de viagens personalizadas; confira