Futura aeronave militar dos EUA poderá pousar na água; assista em ação
Previsão é que a Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences, consiga carregar até 81 mil quilos quando ficar pronta


Visando expandir sua capacidade de operação, a agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) passou a buscar, ainda em 2022, alternativas para a criação de uma aeronave militar que pudesse carregar grandes quantidades de carga e pousar na água. Dois anos depois, um modelo ganhou um conceito gráfico, divulgado em vídeo exercendo tais funções.
Segredo revelado: drone subaquático militar dos EUA é flagrado pelo Google Maps
NASA aposta em robôs com IA para monitorar o aumento do nível do mar
Entre no Canal Náutica do WhatsApp!
Trata-se da Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences. A aeronave atende a um dos principais requisitos da agência americana para o projeto: o uso do efeito solo, fenômeno aerodinâmico que ocorre quando um corpo é submetido a uma interrupção no escoamento de ar ao redor dele, devido à presença de uma superfície plana, como o solo ou a água.


Dessa forma, a Liberty será capaz de levantar cargas pesadas sem necessidade de uma pista de pouso, já que o efeito cria uma espécie de almofada de ar que diminui o arrasto, ao passo que aumenta o alcance e a capacidade de carga — ideal para o uso militar, tanto em operações quanto para transporte. Assista ao vídeo demonstrativo:
A aeronave poderá operar em estado de mar 4 que, de acordo com a Escala Douglas (que mede a altura das ondas e a ondulação do mar), corresponde a ondas entre 2,5 metros e 4 metros de altura.
Segundo a Aurora Flight Sciences, um protótipo de 65 metros de envergadura, capaz de levantar cerca de 22,6 mil quilos, está em desenvolvimento. A capacidade de carga almejada ao final do projeto é de 81 mil quilos. A previsão é de que a construção aconteça em 2026 e a aeronave inicie as atividades em 2028.
Além da Aurora, uma empresa de propriedade da Boeing, a General Atomics, também foi contratada para desenvolver uma versão da aeronave militar.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Dois nomes abrem o ciclo de bate-papos na 26ª edição do salão náutico carioca
Modelos de até 30 pés são ideais para quem busca contar as primeiras milhas no mar. Conheça os barcos
Já em sua 26ª edição, salão náutico começa neste sábado (26) e segue até 4 de maio, na Marina da Glória
Salão náutico reúne atrações como passeios a vela, mergulho e palestras, além de serviços da Marinha; veja lista
Salão náutico movimenta as águas da Marina da Glória até dia 4 de maio. Acompanhe a NÁUTICA e fique por dentro de tudo