Passeio do Itaipu Parquetec é finalista em concurso de turismo sustentável no Brasil
Refúgio Biológico Bela Vista coloca o Turismo Itaipu entre as melhores práticas sustentáveis no Prêmio Braztoa 2024
O turismo sustentável no Paraná segue colhendo frutos. Com o passeio “Refúgio Biológico Bela Vista”, o Itaipu Parquetec é finalista, por meio do Turismo Itaipu, do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Atitudes que Transformam o Turismo, principal reconhecimento do setor no Brasil.
Oeste paranaense recebe workshop para fortalecer turismo náutico na região do Lago de Itaipu
Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebra um ano incentivando o setor no Paraná
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O prêmio, concedido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), visa incentivar, reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que se destacam como as melhores práticas sustentáveis em toda a cadeia do turismo nacional.
O projeto do Itaipu Parquetec concorre na categoria Experiência/ Produto, com o slogan “Uma experiência turística que impulsiona a sustentabilidade e transforma seus visitantes”. A atração se destaca, principalmente, pela promoção da conscientização ambiental e a prática do turismo regenerativo.
Localizado em Foz do Iguaçu, o Refúgio Biológico Bela Vista desenvolve ações voltadas para a conservação ambiental, assim como incentiva o engajamento da comunidade em práticas sustentáveis. Assim tem sido desde a fundação do local, que há 40 anos é uma das referências em proteção da fauna e flora.
Como um dos atrativos turísticos da Itaipu Binacional, sob gestão do Itaipu Parquetec por meio do Complexo Turístico Itaipu, o Refúgio proporciona uma experiência singular de conexão com a natureza, aproximando moradores locais e visitantes de diversas partes do mundo.
São mais de 100 mil hectares de florestas conservadas e restauradas no Refúgio, que celebra quatro décadas de atuação junto às demais áreas protegidas da Itaipu. Como fruto desse esforço, foi criado um vasto corredor de biodiversidade na região da tríplice fronteira — Brasil, Paraguai e Argentina.
Desde 2015, o Refúgio conta com a certificação LIFE em Biodiversidade (que reconhece empreendimentos e organizações com práticas de conservação da biodiversidade e uso sustentável de recursos) e, em 2017, foi reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, destacando-se por suas iniciativas de conservação, educação e pesquisa, além do envolvimento comunitário em ações sustentáveis.
Itaipu Parquetec: muito mais do que turismo
O Refúgio atrai várias pessoas pelo turismo que proporciona a quem deseja conhecer a região. Porém, mais do que isso, a área biológica serve como um espaço de aprendizado e conscientização sobre a importância da biodiversidade e da sustentabilidade.
Esse reconhecimento é um reflexo da dedicação de nossa equipe em criar experiências turísticas que não só encantam, mas também educam e inspiram atitudes sustentáveis– Marcelo Augusto Giongo, gerente do Complexo Turístico Itaipu
Para Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec, o reconhecimento do Refúgio Biológico Bela Vista reforça as experiências turísticas que promovem o “equilíbrio entre desenvolvimento e renovação dos recursos naturais”.
O trabalho realizado no Refúgio Biológico Bela Vista exemplifica como o turismo pode não apenas minimizar danos, mas também regenerar, criando uma relação harmônica entre visitantes, natureza e cultura local– Yuri Benites
E o resultado?
No dia 9 de novembro, em Gramado (RS), durante o evento Festuris, o resultado do vencedor dessa e de outras categorias será anunciado. Na ocasião, o Itaipu Parquetec será representado por Yuri Benites e Fernando Nunes, monitor do Complexo Turístico Itaipu, que atua nas visitas ao Refúgio Biológico Bela Vista.
Nesta edição, 26 projetos se destacaram pelas iniciativas de turismo responsável e sustentável no Brasil.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência