Resort de luxo construído em formato de ponte terá maior piscina aérea do mundo; confira

Projeto será construído em cima de um lago e pertence a cidade futurista Neom, na Arábia Saudita

03/04/2024
Foto: Neom/ Divulgação

A futurista cidade Neom, que está sendo construída na Arábia Saudita, ganhará mais um projeto inusitado para chamar de seu. Como se não bastassem as fazendas verticais e cidades horizontais — também no plano do governo saudita — , agora temos o luxuoso resort Treyam, que chega para se tornar a maior piscina aérea do mundo.

Mais novo integrante do “Projeto Giga”, o hotel de luxo está planejado para ser construído em formato de ponte, que se estenderá por longos 450 metros numa das lagoas azuis, no extremo sul do Golfo de Aqaba. Confira a projeção no vídeo abaixo!

 

 

Desenvolvida pelo estúdio norte-americano Mark Foster Gage Architects, a ideia é que a parte inferior do resort Treyam abrigue 250 quartos, todos com uma seção com piso e teto de vidro —  o que pode te animar ou assustar. Se olhar para cima, é lá que estará a maior piscina aérea do mundo.

Foto: Neom/ Divulgação

Com borda infinita, a enorme piscina toma todos os 450 metros de extensão da ponte, que incluirá áreas verdes e de relaxamento. Assim, o projeto busca oferecer uma nova perspectiva sobre como a arquitetura se relaciona com a natureza — e limpar a barra da Arábia Saudita, um dos países mais poluentes do mundo.

Com um design audacioso com intervenção mínima no terreno, Treyam oferecerá aos hóspedes um refúgio elevado para relaxar, reenergizar e desfrutar de um ambiente natural majestoso– Neom, em comunicado à imprensa

Um paraíso que custa caro

O resort Treyam é apenas mais um dos empreendimentos anunciados pela cidade futurista, e mais um a receber duras críticas. A organização de direitos humanos ALQST, que documenta casos na Arábia Saudita, relatou que três homens foram condenados à morte após serem “despejados a força” do local onde Neom está sendo construída.

Foto: Neom/ Divulgação

E passando por cima de polêmicas, Neom segue sonhando alto — literalmente. De acordo com o projeto, uma das prioridades é alcançar uma economia próspera até 2030, e construir estruturas grandiosas e sustentáveis está no plano para cumprir com esses objetivos.

Criada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman Al Saud, o investimento inicial está estimado em cerca de US$ 500 bilhões (quase R$ 2,5 trilhões, em conversão realizada em março de 2024).

Foto: Neom/ Divulgação

Nesta cidade futurista, há outros projetos ousados além do resort Treyam, como o The Line — uma cidade sustentável feita em formato de linha — e o Oxagon — planejado para ser a maior estrutura flutuante do mundo. Segundo o príncipe saudita, Neom deve estar pronta até 2030.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024