Órgão do Mar: obra arquitetônica transforma ondas em música natural na Croácia
Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons; assista em ação


O pôr do sol em Zadar, na Croácia, é por si só um presente da natureza para quem mora e visita a região. Mas contemplar o fim de tarde na cidade, desde 2005, mexe com outros sentidos além da visão. Por lá, quem se senta sobre a escadaria de mármore que leva ao mar Adriático, aprecia também os sons da natureza em uma espécie de piano, tocado pelas “mãos” das ondas e do vento.
Mergulhador encontra anel de formatura perdido há 47 anos e devolve ao dono
Conheça a misteriosa ilha em forma de olho que se movimenta no rio Paraná
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Essa é a proposta do Órgão do Mar, premiada obra arquitetônica do arquiteto croata Nikola Bašić. Pensada para redesenhar a orla da cidade, o projeto usa o movimento das ondas e o vento para criar sons parecidos com a de uma música sendo tocada em um piano.


Tudo isso graças a 35 tubos sonoros com apitos embutidos, que ficam cobertos pelos degraus de mármore que antecedem o mar Adriático, em uma espécie de arquibancada. Assim, a cada onda ou batida de vento, os tubos são pressionados, criando melodias que saem através das aberturas nos degraus.


É justamente ali que moradores e turistas do mundo todo se sentam para apreciar a natureza, com um toque da mão humana — que, neste caso, realça ainda mais o seu poder natural.


A obra é reconhecida internacionalmente e chegou a receber o Prêmio Europeu de 2006, na categoria “Espaço Público Urbano”. “É um anfiteatro perfeito para assistir o pôr do sol sobre o mar e o esboço da ilha [vizinha] de Ugljan, enquanto ouve as composições musicais tocadas pelo próprio mar”, disseram os jurados na ocasião. Assista em ação:
Ver esta publicação no Instagram
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!
Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1




