Megatsunami com ondas de 200 metros atingiu a Terra por 9 dias, revela NASA

Fenômeno aconteceu em setembro de 2023, em área desabitada da Groenlândia, e foi precedido por um abalo sísmico

Por: Beatriz Lia -
05/11/2024
Foto: ozaiachin / Envato

Na quinta-feira (31), a NASA divulgou detalhes de um megatsunami que atingiu a Terra em setembro de 2023. O fenômeno, com ondas de 200 metros de altura, durou 9 dias e ocorreu em uma região desabitada da Groenlândia.

O tsunami foi detectado pelo satélite SWOT, da NASA. O equipamento mede o nível da água em oceanos, rios e lagos. Ao sobrevoar a região do Fiorde Dickson, na Groênlandia, o satélite capturou uma elevação de 1,2 metros na superfície da água no lado norte em comparação ao lado sul.

Elevação na superfície da água, capturada pela NASA. Foto: NASA Earth Observatory / Divulgação

Segundo os cientistas, antes do fenômeno, houve ainda um abalo sísmico que durou 9 dias. Um grande deslizamento de rochas, de uma altura de 400 metros, fez com que as águas do fiorde deslizassem de um lado para o outro a cada 90 segundos durante o período.

Local onde aconteceu o tsunami e abalo sísmico. Foto: Søren Rysgaard / Divulgação

Como o local está desabitado, o megatsunami não deixou feridos. Além disso, de acordo com os dados sísmicos, as ondas provocadas pelo fenômeno se dispersaram antes de atingir o oceano. Ainda assim, parte delas ficou “presa” nos fiordes, o que causou uma movimentação agitada das águas no local por quase 10 dias.


O megatsunami só levantou suspeitas após relatos de ondas anormais em uma base naval dinamarquesa desativada na ilha Ella, que fica próxima ao local onde ocorreu o fenômeno.

 

A descoberta reforça o potencial do satélite para analisar eventos naturais em locais remotos, segundo Josh Willis, especialista em nível do mar no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Observar a forma da onda é algo que nunca conseguimos fazer antes do SWOT- ressaltou Willis

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez

    2ª edição do Salvador Boat Show supera expectativas de público, negócios e investimentos

    Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes

    Rio Boat Show já tem data para abrir o calendário de salões náuticos em 2026

    Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio