Darth Vader dos mares: inseto marinho recém-descoberto ganha nome inspirado no vilão
Identificado em mercado de frutos-do-mar do Vietnã, ele pesa mais de 1kg e é considerado iguaria culinária superior à lagosta


Nomes científicos de animais são difíceis de memorizar, mas talvez o deste isópode recém-descoberto pela ciência permaneça na sua lembrança: Bathynomus vaderi. O batismo faz referência ao vilão mais famoso das galáxias, Darth Vader, pela semelhança entre o formato da cabeça desse gigante inseto do mar e o capacete icônico do personagem de Star Wars.
Ameaçadas pela caça ilegal, tartarugas-de-pente ganham suporte de banco de dados genético
Novo estudo revela espécie de baleia que pode viver até 150 anos
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
São muitas as camadas por trás desse inseto marinho, que já era considerado iguaria culinária no Vietnã — país em que foi encontrado sendo comercializado em um mercado de frutos-do-mar — antes de ser descoberto. A semelhança com o vilão segue em níveis de grandeza: enquanto Vader é um gigante das telonas, o isópode é o maioral dos mares — ao menos dentro de seu gênero.


O animal, que pode chegar a 32,5 centímetros de comprimento e pesar mais de um quilo, normalmente habita profundidades oceânicas que variam de 170 m a 2.500 m — o que ainda lhe dá o poder de sobreviver em regiões com baixa luminosidade. Seu lar, contudo, é ainda pouco explorado pela ciência.
O isópode foi descoberto em 2022, por pesquisadores da Universidade de Hanói, no Vietnã, que adquiriram quatro isópodes gigantes na cidade portuária de Quy Nhơn, num mercado de frutos-do-mar nas Ilhas Spratly, no Vietnã.
Por lá, o inseto é considerado “o rei dos mares” e uma iguaria culinária considerada mais saborosa, inclusive, do que a lagosta.
Dois desses exemplares foram enviados para análise no Museu de História Natural Lee Kong Chian, da Universidade Nacional de Singapura. O tamanho incomum dos animais despertou o interesse dos cientistas, que, após um ano de estudos, identificaram a espécie como desconhecida até então.


“A descoberta de um ser tão peculiar quanto o Bathynomus vaderi no Vietnã ressalta o quanto ainda sabemos pouco sobre as profundezas marinhas”, afirmaram os pesquisadores em comunicado.
O fato de uma espécie tão grande ter permanecido oculta por tanto tempo mostra o quanto ainda precisamos explorar as águas do Sudeste Asiático– ressaltaram os cientistas
Até o momento, o inseto marinho de nome inspirado em Darth Vader foi encontrado em águas profundas de Biển Đông — região vietnamita do Mar da China Meridional — e ao longo da costa das províncias do centro-sul do Vietnã.
Pesquisas futuras buscarão verificar sua presença em outras áreas próximas. Apesar dos desafios técnicos, a exploração de águas profundas avança, impulsionada principalmente pela pesca e pela extração de petróleo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Alteração registrada por satélites pode atrair orcas e tubarões, além de impossibilitar o consumo de frutos do mar
Cientistas perceberam semelhança do animal com personagem do filme japonês Princesa Mononoke
Estaleiro atracará na Baía de Guanabara com barcos de 29 a 50 pés. Evento acontece de 26 de abril a 4 de maio
Famosas como Camila Coelho e Valeria Lipovetsky estiveram presentes no evento nas águas de Miami
Inaugurado em maio de 2024, o Aquático-SP reduziu um trajeto de 1h20 para 17 minutos na Zona Sul da capital