Transporte por barcos em SP já levou 350 mil pessoas em menos de 1 ano

17/02/2025

Quem vive em São Paulo sabe que mesmo os trajetos mais curtos podem levar horas para serem concluídos. Visando ajudar a melhorar esse cenário, foi inaugurado em maio de 2024 o primeiro transporte hidroviário da cidade, o Aquático-SP. Segundo a prefeitura, o sistema, que reduziu um trajeto de 1h20 para 17 minutos, chegou à marca de 350 mil pessoas transportadas.

A viagem em questão é feita através da Represa Billings, partindo do Cantinho do Céu até o Parque Mar Paulista, ambos na Zona Sul da capital. Para chegar ao número expressivo, o sistema dispõe de cinco embarcações, que operam das 5h às 21h.

Aquático SP. Foto: Edson Lopes Jr / SECOM / Divulgação

Além do percurso mais rápido e facilitado, ao chegarem no Terminal Hidroviário Mar Paulista, os passageiros do Aquático-SP embarcam em ônibus elétricos a bateria, que levam para o Terminal Santo Amaro, atendido por 62 linhas de ônibus e com conexão ao sistema sobre trilhos. Outra linha dos ônibus elétricos também circula no Cantinho do Céu.


PlanHidro SP

Em 30 anos, transportes aquáticos não devem ser novidade em São Paulo. Isso porque o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP), uma iniciativa de R$ 8,5 bilhões, prevê que nas próximas três décadas 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios e reservatórios como Billings, Guarapiranga, Pinheiros e Tietê, sejam contempladas com iniciativas semelhantes.

Aquático SP. Foto: Edson Lopes Jr / SECOM / Divulgação

Previsto no Plano Diretor de 2023, o projeto visa integrar transporte aquático, lazer, ecoturismo e educação ambiental para promover o desenvolvimento sustentável. Na prática, o plano prevê a instalação de 40 ecoportos pelos cursos d’água da capital paulista.

Aquático SP. Foto: Edson Lopes Jr / SECOM / Divulgação

A expectativa é de que 71 barcos de passageiros circulem pelas hidrovias, promovendo embarque e desembarque, principalmente nas proximidades de grandes estações de trem e metrô.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    De olho no mundial e nas Olimpíadas: veja os resultados da Copa Brasil de Vela de Praia 2026

    Competição chegou à 6ª edição em Fortaleza e serviu como preparação para o Mundial de Vela 2027, etapa classificatória para os Jogos Olímpicos 2028

    Nova lancha de luxo de Charles Leclerc custou quase R$ 5 milhões e chega a 75 km/h

    Modelo do estaleiro italiano Riva, o 3º da marca sob posse do piloto, segue um visual clássico que alia materiais como madeira e couro

    Morre Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar

    Empresário, natural do distrito de Leiria, em Portugal, fundou a empresa ao lado da esposa Yolanda Cristina

    Filho de Robert Scheidt conquista título Mundial Sub-19 de Vela

    Prestes a completar 17 anos, Erik Scheidt esteve entre os cinco melhores colocados em 10 das 11 regatas da classe ILCA 6 disputadas na Dinamarca

    Fibrafort levará linha completa ao São Paulo Boat Show 2026 e prepara "super lançamento"

    Modelos dos 18 aos 42 pés da marca estarão no evento que ocorre de 24 a 29 de setembro, no São Paulo Expo. Novidade ainda é mantida em sigilo pelo estaleiro