Clássico e reformado, iate que pertenceu a lenda da NBA é vendido por “pechincha”
Embarcação foi feita sob medida para o bicampeão olímpico de basquete Scottie Pippen, astro do Chicago Bulls


Quando um iate que já pertenceu a uma estrela consagrada da National Basketball Association (NBA) é vendido, é de se esperar que o valor seja exorbitante. Não foi o que aconteceu com o Burger, barco de 85 pés projetado para Scottie Pippen, lenda do Chicago Bulls nos anos 1980 e 1990.
Grávida de Max Verstappen, Kelly Piquet escolhe lancha luxuosa para chá de bebê
Redes de pesca equipam quadras de basquete no Brasil, em projeto da NBA e WSL
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Construído em 2001 sob medida para o bicampeão olímpico de basquete, o barco foi negociado por “apenas” US$ 2,25 milhões, cerca de R$ 13 milhões (conversão realizada em março de 2025). Uma pechincha, considerando que foi reformado ainda em 2023.


Relativamente discreta, sem ostentar os três dígitos em seu tamanho e de design clássico, a embarcação já vinha sofrendo quedas de preço há um bom tempo, estacionando no valor que foi comprado desde 2024 — o fato da embarcação não ter passado esse tempo todo nas mãos do ex-atleta também entra na conta.
Não há informações de quando o ex-jogador da NBA vendeu o iate. Mas ele trocou de proprietários diversas vezes, sendo renomeado de Lady Larsa — nome em homenagem a Larsa Pippen, então esposa de Scottie à época — para Bella Una II, Lady Sarah, Annastar e Checkers pelos compradores subsequentes. Bom para o novo dono, que adquiriu uma joia escondida que envelheceu como um bom vinho.
Feito para um campeão
Na encomenda, o Hall da Fama da NBA pediu algo mais tradicional, não tão chamativo. Como já mencionado, o iate foi feito sob medida para o hexacampeão da NBA. Assim, a embarcação conta com um teto bem alto para acomodar Pippen e seus 2,03 m de altura.




Já batizada de Checkers, em 2023 a embarcação passou por uma reforma abrangente. O artesanato requintado e de alta qualidade, os trabalhos em madeira Makore, as bancadas de mármore e um salão com grandes janelas continuaram, mas agora o barco possui um novo casco azul e novidades no design interior.




A reforma ainda atualizou a estética e adicionou comodidades a bordo. O barco, inclusive, carrega uma suíte master separada no meio do iate — quarto esse que poderia muito bem pertencer a uma 120 pés.


Não falta espaço no salão, que ainda conta uma cozinha de alto nível e um pé-direito dos sonhos — que atrai olhares de apaixonados até hoje. Mesmo construído há mais de duas décadas, o iate ainda carrega toques do arquiteto Don O’Keefe e interiores de Douglas Richey.


Dois motores Caterpillar C32, instalados em 2011 e atualizados recentemente, permitem um confortável e potente cruzeiro a 18 nós (33 km/h), sendo que o barco ainda conta com estabilizadores e um propulsor de proa. Nada mal para um iate luxuoso relativamente barato.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Projetada do zero, a elegante nova 60 pés tem tudo para perpetuar a história de sucesso das lanchas da linha flybridge do estaleiro catarinense
Nunca uma equipe composta apenas por mulheres havia finalizado uma circunavegação em um multicasco sem escalas
Embarcação esbanja 508 pés de comprimento e tem vagas limitadas a pessoas selecionadas rigorosamente
Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas
Mais de 40 embarcações de variadas classes e regiões já estão confirmadas para o evento




