Vento dá trégua e barco chega ao fim do mundo: veja 6° episódio de saga rumo à Antártica

Com motor Yanmar, série "Endurance 64: o veleiro polar" estreia novo capítulo! Confira destinos incríveis e expectativa para Passagem de Drake

29/05/2025
Foto: Revista Náutica

Atenção, tripulantes: “fim do mundo” à vista! No 6º episódio de “Endurance 64: o veleiro polar”, série especial de NÁUTICA em parceria com a Yanmar, a tripulação explora Ushuaia, na Argentina, e Puerto Williams, no Chile — destinos no pedacinho final das Américas e conhecidos como “fim do mundo”. A estreia do novo capítulo é nesta quinta-feira (29), às 20h, no Canal NÁUTICA do YouTube.

Embora o mar seja o habitat natural dos envolvidos nessa aventura, ventos com rajadas de até 50 nós colocaram a tripulação para praticar a resiliência em terra firme.

 

 

A espera por melhores condições de navegação passou longe de ser uma angústia, até porque, navegar também é sobre saber esperar — e os destinos no solo não decepcionaram.

Tripulação aproveitou destinos deslumbrantes em terra no 6º episódio da série “Endurance 64: o veleiro polar”. Foto: Revista Náutica

Em Ushuaia, trilhas, montanhas, cachoeiras, neve e uma natureza deslumbrante emolduravam o cenário longe do mar. A espera ainda permitiu que a tripulação aproveitasse para abastecer, fazer compras e analisar a melhor janela para partir para o Chile, em busca de uma autorização para poder usar ilhas como Horn e Herschel, ambas no arquipélago da Terra do Fogo e próximas ao Cabo Horn.

Foto: Revista Náutica

A temida Passagem de Drake se aproxima

Mesmo com o charme da neve sob o céu azul e o dourado do sol embelezando a vista, a passagem de Drake parecia pairar no horizonte. Afinal, ainda que fora de vista, a Antártica se aproxima — e esse trecho, em especial, promete fortes emoções para a tripulação do Endurance 64.

Foto: Revista Náutica

Ao cruzar mais uma fronteira, desta vez para o Chile, o também chamado estreito de Drake já exige que os membros dessa viagem voltem olhares para orientações técnicas, previsões do tempo e conselhos de quem já passou por lá.

Foto: Revista Náutica

As máquinas por trás da aventura à Antártica

Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses  os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.

Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição
Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.

 

Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.

Para série náutica de expedição à Antártica, o Veleiro Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar
Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.

 

A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube. Inscreva-se e ative o sininho para não perder nenhum capítulo dessa emocionante expedição.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gasolina com 32% de etanol: entenda os riscos para o setor náutico

    Mistura obrigatória de etanol na gasolina sobe de 30% para 32%, enquanto especialistas alertam para riscos técnicos e de segurança no uso do combustível em embarcações.

    Segunda fase da Campanha Travessia Segura começou e segue até 23 de julho

    Iniciativa da Marinha do Brasil busca reforçar a segurança no transporte aquaviário de passageiros

    NX Boats amplia capacidade da fábrica e mira embarcações acima de 70 pés

    Com R$ 40 milhões investidos em infraestrutura, estaleiro pretende aumentar o leque de barcos e crescer a capacidade produtiva

    Marina Escola: conheça o projeto público que pretende formar profissionais da Economia Azul

    Iniciativa do IFSC prevê estrutura voltada ao ensino, pesquisa e inovação para atender à crescente demanda do setor náutico

    Economia do mar impulsiona Santa Catarina com 240 mil empregos e 23 mil empresas

    Estado concentra mais de 20% da força de trabalho do setor no Brasil; confira mais números trazidos em palestra do NÁUTICA Talks