Ver o mar de São Paulo? Bairro ao extremo sul da cidade guarda vista privilegiada

Bairro Engenheiro Marsilac fica na Zona Sul da capital paulista e permite avistar o oceano — se o céu limpo contribuir

Por: Nicole Leslie -
31/07/2025
Com céu limpo, mar pode ser visto a partir de Engenheiro Marsilac, em São Paulo. Foto: Google Maps / Ricardo Rocha / Reprodução

Na cidade de concreto seria, no mínimo, incomum pensar em olhar para o oceano. Mas, isso é possível no bairro mais ao sul de São Paulo — pelo menos se o céu limpo também contribuir. Estamos falando do bairro Engenheiro Marsilac, que fica no distrito de Marsilac, no extremo sul da metrópole.

Uma das poucas áreas da cidade onde o verde ainda predomina, Engenheiro Marsilac fica mais próximo do litoral do que o próprio Centro de São Paulo. No mapa, em linha reta, apenas 15 km separam o bairro do oceano Atlântico — contra 53 km de distância até o Marco Zero, na Sé.

Orla paulista vista de Engenheiro Marsilac, em São Paulo. Foto: Google Maps / Luiz Gelatti / Reprodução

O nome do bairro homenageia o engenheiro José Alfredo Montes de Marsillac, que desenvolveu diversas técnicas para a construção de estradas e túneis. O local, inclusive, só é acessado por rodovia e, de lá, é possível visitar gratuitamente o Parque Estadual da Serra do Mar — de onde é possível avistar o litoral.


A chance rara de ver o oceano a partir da capital se dá pela altitude e pela localização geográfica: Marsilac está em um dos pontos mais elevados da Serra do Mar, e o relevo permite visões panorâmicas surpreendentes. Em dias claros, é possível enxergar trechos da Baixada Santista, como praias de Itanhaém e Peruíbe.

Mar visto a partir do bairro Engenheiro Marsilac, em São Paulo. Foto: Parque Estadual Serra do Mar / Reprodução

Mesmo sendo parte da maior metrópole do país, o bairro vive quase isolado da urbanização. Suas paisagens são dominadas por mata atlântica preservada, sítios, rios e cachoeiras. Boa parte da população vive em áreas rurais — um contraste gritante com o restante da cidade.

Oceano pode ser visto em meio à mata em Engenheiro Marsilac, em São Paulo. Foto: Google Maps / Renato Eloi / Reprodução

Com baixa densidade populacional, Marsilac é também um dos distritos com menor infraestrutura urbana de São Paulo. Por um lado, isso favorece a preservação ambiental: a região integra a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, importante reserva ecológica da cidade.

 

Para quem deseja experimentar a São Paulo menos conhecida, trilhas guiadas, esportes radicais e visitas ao Parque Estadual são boas opções. É possível chegar à região de carro, pela rodovia, ou pelo trem da CPTM (linha 9-Esmeralda até a estação Grajaú, depois com o ônibus 6L01-10). Embora o mar não esteja ao alcance dos pés, está, sim, ao alcance dos olhos — basta saber onde olhar.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais

    Náutica Responde: é necessário ter rádio VHF no barco?

    Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas

    Novos olhares sobre a navegação: artista contemporâneo transforma barcos em esculturas

    Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano