Como não desanimar da construção de um barco no meio do caminho?

Planejou, começou, avançou e... parou? Retome a produção da sua embarcação com essas dicas

Por: Redação -
10/10/2025
Foto: Pressmaster/ Envato

Quem acompanha a série “Construção do Veleiro Bravura“, no Canal Náutica do YouTube, certamente já se perguntou em algum momento: “como ele não desistiu até agora?” A série mostra a jornada de um construtor amador na produção de um barco a vela do zero.

Assim como na série, quem se propõe a cumprir essa tarefa árdua está disposto a enfrentar desafios em vários sentidos. Afinal, para construir uma embarcação, é preciso de muitos recursos — onde o dinheiro é apenas um deles.

Angelo Guedes, construtor amador da série “Construção do Veleiro Bravura”. Foto: Revista Náutica

Tempo, coragem, disposição, preparo… Tudo isso exige demais do construtor, que pode eventualmente desistir do projeto, mesmo com ele já em andamento. Mas, quando a vontade de largar tudo bater, o que fazer?


O segredo está no planejamento da construção do barco. Primeiro, escolha um bom projeto e pesquise muito bem o assunto, antes de começar a obra. Assim, você evitará dor de cabeça e estará preparado para o que vier pela frente.

Foto: Pressmaster/ Envato

Depois, durante a produção, faça alterações no desenho original apenas se o projetista autor da criação for consultado — porque só ele saberá dar alternativas certeiras para o objetivo desejado. Ou seja: sem inventar nada da sua cabeça.

 

Por fim, deve-se ter em mente que a parte mais cara da construção amadora de qualquer barco vem só depois de terminado o casco. Portanto, reserve fôlego e bolso para isso.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1