Navio-médico chinês chega ao Rio oferecendo atendimentos médicos e odontológicos gratuitos
Ark Silk Road atracou no Pier Mauá na última quinta-feira (8) em missão humanitária, onde permanecerá até 15 de janeiro


O Pier Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, recebeu um visitante estrangeiro de peso na última quinta-feira (8). Trata-se do navio-médico chinês Ark Silk Road, que chega com uma missão humanitária: fornecer atendimentos médicos e odontológicos gratuitos à população, além de um intercâmbio profissional entre equipes brasileiras e chinesas da área da saúde.
Primeiro navio de passageiros autônomo do mundo já navega no Japão
MSC World America é eleito o melhor navio de cruzeiro do mundo em 2025; conheça
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A embarcação, de 178 metros de comprimento, 24 metros de largura e 35,5 metros de altura, pertence à Marinha do Exército Popular de Libertação (EPL) da China, e integra a “Mission Harmony 2025“.
Nessa missão humanitária, o Silk Road Ark percorre vários países de diferentes continentes oferecendo serviços médicos, atendimentos de saúde, intercâmbios profissionais e cooperação técnica com instituições locais.


A Marinha Chinesa também planeja realizar exercícios marítimos conjuntos com a Marinha do Brasil, principalmente em temas como busca e salvamento de pessoas que caíram na água.
Nesta edição — a 11ª, embora a 1ª em que o navio chinês participa —, a embarcação pretende visitar 12 países em 200 dias, já tendo passado por destinos como Nicarágua, Nauru, Fiji e Tonga. No roteiro, também estão previstas passagens por México, Barbados, Peru, Chile e Papua Nova-Guiné. No Rio, o Silk Road Ark permanecerá até a próxima quinta-feira (15).
Um hospital flutuante
O Silk Road Ark faz parte da classe de navios-hospital desenvolvida de forma independente pela China, sendo utilizada em missões de apoio médico, ajuda humanitária e cooperação internacional.


Projetado e construído em 2007, a embarcação é classificada como classe Conforto pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Atualmente, conta com três unidades em atividade ao redor do mundo que oferecem o serviço.
O navio chinês conta com 300 leitos de enfermaria e 20 de UTI, além de ser equipado com um helicóptero para apoio às operações humanitárias internacionais. Com isso, podem ser realizados procedimentos cirúrgicos complexos à bordo, semelhantes aos de um hospital em terra firme.
A estrutura médica não para por aí: ele suporta o funcionamento de vários departamentos clínicos, como dermatologia, ortopedia, gastroenterologia (sistema digestivo) e cirurgia geral. Segundo o Ministério da Defesa Nacional da República Popular da China, o centro permite a realização de oito cirurgias simultaneamente.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Somente durante a virada, mais de 1,6 mil resgates foram realizados em praias do Rio. Dicas simples podem evitar transtornos
Ark Silk Road atracou no Pier Mauá na última quinta-feira (8) em missão humanitária, onde permanecerá até 15 de janeiro
Arquipélago passa a disponibilizar, em seu site oficial, um assistente virtual que cria sugestões de viagem sob medida para cada visitante
Embarcação da MSC Cruzeiros conta com um tobogã de 110 metros e capacidade para quase 7 mil hóspedes
Batizada de Vanguard, cápsula de aço conta com banheiro, cozinha e “portal para o oceano”, onde até 4 tripulantes poderão se instalar



