Terror nos mares

26/12/2015

Parte da história dos mares, os piratas são figuras icônicas que chamam atenção, tornando-se até mesmo ilustres personagens de filmes. Por isso, NÁUTICA selecionou 10 nomes que se destacaram nos séculos de ouro da navegação europeia. Confira:

Bartholomew Roberts

Bartholomew-Roberts-(Black-Bart)_OK
Apontado como o pirata mais bem sucedido de seu tempo, o galês chegou a capturar mais de 450 navios. E isso em apenas três anos de “carreira” (entre 1719 e 1722). Morreu em combate contra um navio inglês.

Edward Teach, o Barbanegra

Barba-Negra1_OK
Entre 1716 a 1718, a bordo do navio Queen Anne’s Revenge, o inglês fez fama e fortuna como saqueador implacável no Mar do Caribe. Abordou navios suficientes para gerar o pânico à mera citação de seu nome.

John Rackham

Calico-Jack_OK
Primeiro a usar a bandeira símbolo dos piratas — com a caveira e duas espadas cruzadas —, tornou-se notório também por empregar duas mulheres travestidas de homens: Anne Bonny e Mary Read. Morreu enforcado, em 1720.

Edward Lowe

edward-low-card_OK
Um dos homens mais cruéis a comandar um navio pirata, era descrito por seus próprios homens como um maníaco brutal. Tinha o prazer sádico de torturar suas vítimas. Entre 1723 e 1724, capturou mais de cem navios.

Anne Bonny

Anne-Bonny_large_OK
Tão terrível quanto qualquer fora da lei dos sete mares, fez fama como “homem” da tripulação do capitão Calico Jack. Ao ser presa, teve a vida poupada por estar grávida, possivelmente do próprio capitão.

Capitão Kidd

William-Kidd--(Captain-Kidd)_OK
Oficial da Marinha inglesa, William Kidd desertou em 1695, com navio e tudo, tornando-se um dos mais célebres piratas da época. Condenado à execução, continuou famoso, após a morte, por conta de tesouros que teria escondido por aí.

Francis Drake

sir-Francis-Drake_1591-Gheeraerts_OK
O corsário inglês era considerado herói em seu país e pirata pelos espanhóis. Pudera: além de pilhar todos os navios hispânicos que via pela frente, derrotou, em 1588, a Invencível Armada Espanhola, afundando 23 navios.

Henry Every

Henry-Every2_OK
Considerado um dos piratas mais traiçoeiros de todos os tempos, consagrou-se por ter conseguido se aposentar com suas pilhagens sem ser morto ou preso. Atuou nos oceanos Atlântico e Índico, entre 1694 e 1696.

Henry Morgan

Henry-Morgan1_OK
Ex-oficial inglês, ele se converteu no século 17 em “Rei de Todos os Piratas”, saqueando boa parte do ouro tirado pelos espanhóis de suas colônias. É tão popular no Caribe que uma marca de rum carrega o seu nome.

Roberto Cofresí

Roberto_Cofresí_el_pirata_de_Cabo_Rojo_OK
Que Jack Sparrow que nada. O verdadeiro Pirata do Caribe foi este porto-riquenho, de Cabo Rojpo. Considerado uma espécie de Robin Hood, ele roubava ouro dos navios espanhóis para dar aos pobres. Foi executado em 1825, aos 33 anos.

Foto: Arquivo NÁUTICA

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio