Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

07/05/2024
Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

A Marinha do Brasil informou, nesta terça-feira (7), que enviará ao Rio Grande do Sul (RS) o maior navio de guerra da América Latina: o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”. O objetivo é prestar ajuda às vítimas das grandes enchentes que assolam o estado.

A embarcação de 208 metros de comprimento deixará o Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8) e seguirá para a região Sul com um carregamento focado em auxiliar a população em diferentes frentes.

Foto: Instagram @marinhaoficial/ Reprodução

Navio da Marinha no RS

Em comunicado oficial, a Força Armada afirmou que o NAM “Atlântico” levará “oito embarcações de médio e pequeno porte”, que se juntarão às oito lanchas disponibilizadas desde o dia 30 de abril. Além de resgatarem as vítimas ilhadas, os barcos auxiliam no “transporte de suprimentos pelas vias alagadas”.

 

O navio ainda carregará duas estações móveis para o tratamento de água, equipes de apoio à saúde — com médicos e enfermeiros –, 40 viaturas e 200 militares, que ajudarão na “desobstrução das vias de acesso”.


A Fragata “Defensora” também será mobilizada, no mesmo dia do “Atlântico”, para encaminhar doações e suprimentos à população. Hoje, a Força deslocou ao Sul três aeronaves e dois navios.

 

Em razão das fortes tempestades que começaram no fim de abril, o Rio Grande do Sul vive a maior tragédia climática da história do estado. O volume de água atingiu 385 cidades, afetando mais de um milhão de pessoas, segundo o último balanço da Defesa Civil, divulgado na tarde de segunda-feira (6).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada