City Grand Slam de Hamburgo

Por: Redação -
25/04/2016
Bow n: 08, Skipper: Torben Grael, Crew: Guilherme De Almeida, Sail n: BRA

O Lago de Alster, no coração de Hamburgo, vai conhecer nos próximos dias o talento de um dos principais atletas da vela brasileira e mundial. O bicampeão olímpico da classe Star, Torben Grael, vai disputar o inédito City Grand Slam, pela Star Sailors League (SSL), entre 3 e 7 de maio na segunda maior cidade da Alemanha. A premiação total é de 100 mil dólares e os campeões somam 3 000  pontos no ranking da SSL. São esperadas cerca de 80 duplas de 18 países.

O barco de Torben sustenta um peso respeitável. Além de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, uma prata e dois bronzes), mesmo número de Robert Scheidt, o multicampeão acumula quatro títulos mundiais entre as classes Star e Snipe, e duas das maiores conquistas na vela oceânica mundial: Louis Vuitton Cup e Volvo Ocean Race, a principal regata volta ao amundo. Neste mês de abril, Torben correu o Mundial em Miami, onde obteve a 12ª colocação ao lado de Guilherme de Almeida, entre 72 tripulações. Em Hamburgo, terá como proeiro o italiano Stefano Lillia, responsável pelo renomado estaleiro Lillia.

“No formato da SSL, com etapa de classificação e depois regatas eliminatórias, o importante será manter a regularidade para passar de fase. Todos querem chegar à final e esse é também o nosso objetivo, mas devido ao local, os ventos devem ser imprevisíveis”, afirma Torben que chegou à semifinal do primeiro Lake Grand Slam da SSL em setembro de 2015 no lago suíço de Neuchatel, com Guilherme. A dupla brasileira ficou em quinto lugar na Bacardi Cup deste ano, após o bronze na tradicional competição de Miami em 2014.

No ranking dos timoneiros da SSL, Torben ocupa a nona colocação. A liderança é do norte-americano George Szabo, vencedor do Lake Grand Slam e da SSL Finals das Bahamas, ambos em 2015. O tetra campeão mundial de Star, Bruno Prada, lidera entre os proeiros e também representará o Brasil no Lago de Alster. “Quero aproveitar para dar os parabéns ao Bruno, campeão há cinco dias em Miami. Quatro títulos mundiais na Star é uma proeza. Tiro meu chapéu”, elogia Torben. “O nível do City Grand Slam será realmente elevado, só não dá para apontar favoritos porque a raia será imprevisível. Apenas os velejadores locais devem conhecê-la. Será divertido”, aposta um dos velejadores mais completos do planeta.

Foto: Studio Borlenghi/SSL

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio