Possível retorno

11/07/2016

Parado desde 1969, o navio SS United States passará por estudo de viabilidade técnica ao longo de 2016 e pode voltar a ativa após 47 anos. A Crystal Cruises assinou um termo de interesse na reforma completa do navio em parceria com o grupo SS United States Conservancy, mas para cumprir as obrigações técnicas atuais e todos os regulamentos marítimos criados nos últimos 60 anos, o modelo precisará ser totalmente atualizado. Caso o estudo de viabilidade seja positivo, a embarcação será transformada para ter capacidade para 800 hóspedes, com 400 suítes de luxo, restaurantes, programa de entretenimento e spa.

Espaços antigos do navio como o Promenade e o Navajo Lounge serão mantidos, mas a parte mecânica, motores e de navegação será toda atualizada. A Crystal Cruises deverá manter as tradicionais viagens transatlânticas do navio com partidas de Nova York, além de incluir outros itinerários e até voltas ao mundo. O SS United States foi inaugurado em 1952 e, em seu cruzeiro inaugural, atingiu o recorde de velocidade em uma viagem transatlântica, que permanece dele até hoje. Outro recorde que mantém é de ser o maior navio de passageiros projetado e construído na América.

Entre seus passageiros estiveram quatro presidentes norte-americanos – Harry Truman, Dwight Eisenhower, John F. Kennedy e Bill Clinton, esse ainda antes de fazer faculdade -, celebridades, atores e artistas como Marlon Brando, Salvador Dali, Walt Disney, Marilyn Monroe, Coco Chanel, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, John Wayne, Duque e a Duquesa de Windsor.

Apesar de ser um ícone para os hóspedes, a embarcação é também um marco militar. Sua construção foi parte de um programa do Pentágono, que visava ter um navio que pudesse ser rapidamente convertido para o uso em guerra. Capaz de carregar 15 mil tropas, tinha propulsão de 240 mil cavalos de potência com capacidade para navegar 10 mil milhas náuticas sem necessidade de reabastecimento.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio