Ventos rondados equilibram regatas da Classe C30 em Ilhabela

Por: Redação -
27/08/2018
Caiçara UV.Line e Kaikias Maserati. Foto Aline Bassi / Balaio de Ideias

O primeiro fim de semana da 3ª Etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica foi marcado pelos ventos rondados no Canal de São Sebastião, o que equilibrou a disputa da Classe C30. Após três regatas, uma no sábado e duas no domingo, Kaikias Maserati e Caiçara UV.Line somam sete pontos perdidos, contra oito de eCycle +Realizado e Caballo Loco.

O vento demorou para entrar no sábado, o que impediu a Comissão de Regatas de realizar mais de uma prova. A regata na Ponta das Canas, com vento leste em torno de oito nós, teve vitória do líder do campeonato Caiçara UV.Line. No domingo, com duas largadas, em raias diferentes, eCycle +Realizado venceu a primeira e Kaikias Maserati, a segunda, em cima da linha, aproveitando-se do Caballo Loco retido pela correnteza. O vento em torno de oito nós rondou de norte para sueste.

A variação do vento deixou as regatas abertas e ofereceu diferentes opções táticas às tripulações. “Com os ventos rondados, tivemos muitas alternativas na raia. Vencemos a primeira porque estávamos no lugar certo após mais uma rondada. Parecia regata de represa”, observou o trimmer (responsável pelas velas) do eCycle +Realizado, Ricardo Apud.

“Na segunda regata de domingo, ficamos a três metros da linha de chegada, mas não conseguíamos cruzar por causa da forte correnteza no canal. Foi difícil, mas interessante. Uma regata maluca”, definiu Apud. A terceira das quatro etapas do circuito de 2018 será concluída no próximo fim de semana, 1º e 2 de setembro.

O atual tricampeão Caiçara UV.Line lidera a temporada, além de ter conquistado em julho, também em Ilhabela, a Semana de Vela e o Campeonato Brasileiro da Classe C30. O Yacht Club Ilhabela (YCI) recebeu mais de 30 embarcações entre as classes C30, HPE 25, IRC, RGS e Bico de Proa.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio