Fragata argentina tem visitação pública em passagem pelo Brasil

Por: Redação -
06/01/2020

Cinco anos após a última navegação em mar recifense, a fragata Ara Libertad voltou a atracar na capital pernambucana. O tradicional navio-escola da Marinha da Argentina chegou na manhã do dia 31 de dezembro ao Porto do Recife, onde permaneceu até o sábado (4). Em viagem desde agosto, o barco esteve aberto à visitação dos pernambucanos e turistas na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), entre as 14h e as 17h. A visitação gratuita foi uma oportunidade de conhecer a rotina dos 286 tripulantes, a maioria deles estudantes da força naval “hermana” que estão concluindo a formação.

A fragata Libertad saiu de Buenos Aires, na Argentina, no dia 17 de agosto de 2019 e passou por 12 portos antes de chegar ao Recife. Os marinheiros estiveram na Espanha, Portugal, França, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos e Barbados, último local visitado antes da chegada ao Recife. “Essa viagem, que dura entre cinco a seis meses, é a culminância da formação dos marinheiros argentinos, para eles se tornarem oficiais. A ideia, além da formação, é representar a Argentina no mundo, então é importante visitar países que são nossos amigos, melhorar essa relação e mostrar um pouco do nosso país”, explicou o encarregado de negócios da Argentina, o ministro Roberto Bosch.

O navio Libertad também é chamado de “Embaixadora dos Mares” pelos argentinos. Com a construção iniciada em 1953, a fragata fez a primeira viagem em junho de 1963. Naquela época, viajou por Porto Rico, Estados Unidos, países da Europa, Uruguai e Brasil. O Recife faz parte dessa história desde o começo e também recebeu a Libertad em sua primeira viagem. No total, ela já foi 48 vezes ao mar para formar marinheiros argentinos, passando por mais de 60 países. “Apesar de ter uma hélice e motores de propulsão como seu principal sistema, a fragata também opera à vela, como se fazia antigamente. Dessa forma, é possível ensinar aos jovens a arte da navegação tradicional, mostrar o esforço e o trabalho em equipe necessários para levantar as velas”, explicou o adido da Marinha da Argentina no Brasil, Diego Sanchez.

LEIA TAMBÉM

Segundo ele, a cada sete ou nove anos, a fragata faz uma volta ao mundo, chegando a visitar portos da Ásia. Quem for conhecer o navio poderá ver a estrutura interna e externa e conversar com parte da tripulação. “É um barco construído artesanalmente, é uma importante obra argentina do ponto de vista de engenharia naval. É um símbolo do país. As pessoas poderão saber não só como é a vida no mar, mas como é a vida no mar de um argentino”, disse Roberto Bosch.

Neste ano, a viagem da Libertad teve uma novidade. Os marinheiros passaram a virada de ano embarcados. Sabendo disso, a nutricionista Cecília Peralta, 60 anos, e o marinheiro aposentado Miguel Vazquez, 69, viajaram ao Recife para passara a noite de ano novo com o filho. Facundo Vazquez, 24, é um dos marinheiros em formação. “Queríamos receber o ano de 2020 com ele, então viajamos de Puerto Belgrano, na Argentina, até o Recife. Chegamos no dia 27 e ficamos até o dia 5”, explicou Cecília.

A fragata, que deveria atracar às 8h, por um problema técnico com o rebocador, só chegou ao Porto do Recife às 12h do dia 31 de dezembro. “É um orgulho para a gente, pois só viajam na fragata os marinheiros selecionados pelo trabalho, desempenho ou estudos realizados”, disse Miguel. Os tripulantes foram recepcionados no Recife por orquestra de frevo e passistas, na beira do cais. Na sexta-feira (3), eles fizeram um city tour em Recife e Olinda.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio

    Com “salva-vidas” de óculos, JF Sun levou acessórios ideais para o público náutico ao Rio Boat Show

    Comemorando 30 anos de existência, a marca contou com lentes polarizadas, cordinhas flutuantes e acessórios para prática de esportes náuticos

    Destaque da Danimar no Boat Show, scooter aquática alcança 40 metros de profundidade

    Além do Seabob, empresa levou sete opções de veículos off road da Segway ao salão náutico carioca

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico