Incrível barco transparente, conhecido como clearboat, faz sucesso entre turistas no México

07/12/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Esqueça os cascos de fibra de vidro, de alumínio ou de madeira. Em Cabo San Lucas e San José del Cabo (conhecidos como Los Cabos), na costa oeste do México, nada faz mais sucesso que os clearboats — incríveis barcos transparentes, feitos de policarbonato, com estrutura de alumínio anodizado.

Em meio a paisagens paradisíacas, as lanchas quase invisíveis viraram um programão para os milhares de turistas que visitam esse balneário no extremo sul da península de Baja Califórnia, à frente do qual as águas do Golfo da Califórnia (ou Mar de Cortês) unem-se às do Oceano Pacífico.

O feitiço está especialmente no fundo do casco, que permite ver o que está acontecendo embaixo de você. E não é pouca coisa. Basta lembrar que o oceanógrafo Jacques Cousteau, na década de 1970, batizou Los Cabos de “Aquário do Mundo”, em virtude, é claro, de sua rica vida marinha.

O piso dos barcos transparentes

A proposta é mesmo irresistível. Los Cabos é daquelas atrações naturais de cair o queixo. E as lanchas de policarbonato (o mesmo material usado na confecção de para-brisas) oferecem uma transparência de até 90%. Navegando ao lado de golfinhos e de baleias, o programa mais prosaico é ir até El Arco, formações rochosas esculpidas pelo encontro do Pacífico com o Mar de Cortês. Não à toa, é mais uma relíquia natural a figurar na lista de Patrimônio da Humanidade.

O roteiro inclui ainda mergulhos ao redor da Pelican Rock — onde a vida marinha fica parecendo ainda mais exuberante a bordo de uma lancha transparente. Não se espante se avistar alguns tubarões e leões-marinhos, outras das atrações desse lugar mágico.

Leia também

» Mergulhador fica quase seis dias embaixo d’água no Egito. Entenda

» Vapor Benjamim Guimarães tem parte submersa durante operação de retirada do Rio São Francisco

» Eric Clapton coloca superiate de 47,5 metros à venda em leilão de celebridades 

Além de oferecer transparência, o policarbonato (um tipo de polímero facilmente moldado em diversos formatos sem precisar de emendas) caiu como uma luva na construção desses barcos (de beleza irresistível, recomendados para áreas com águas calmas) por ser resistente a impactos, garantindo boa segurança aos turistas. Os testes de resistência ao impacto incluíram colisões intensas contra formações costeiras rochosas.

O México é o sexto país mais visitado do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Turismo, e o segundo das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Cabo de San Lucas e San José del Cabo (Los Cabos) são dois de seus principais destinos turísticos, especialmente por conta de sua deslumbrante vida marinha. Uma experiência que fica ainda mais incrível a bordo de um clearboat.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio