Megaiate de 141 metros foi projetado com uma proposta: impressionar

Por: Redação -
12/03/2021

O Nord, de 141 metros (462 pés) é o mais novo megaiate do estaleiro Lürssen. O antigo projeto Opus foi desenhado pelo estúdio de design italiano Nuvolari-Lenard, que conta ter se inspirado em um porta-aviões para projetá-lo. Não à toa, o barco entrou para o ranking dos 10 maiores barcos privados do mundo.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O estúdio de design optou por uma proa nunca antes vista num megaiate inspirado em porta-aviões. Dan Lenard, cujo sobrenome foi dado ao estúdio explica:

“Nord foi desenhado com uma ideia em mente: deve causar fortes emoções em quem o observar, não só por causa do seu tamanho, mas também por causa do próprio design. Ninguém deve ficar indiferente”

NORD

Leia também

» Especialista na construção de barcos, Jorge Nasseh publica novo livro sobre Infusão a Vácuo

» Marca do grupo italiano Azimut aumenta investimentos em iates de baixa emissão de carbonos

» Estúdio Italiano cria barco com casco inovador em prol da acessibilidade

A embarcação, que vinha sendo projetada há quatro anos, foi construída em aço e alumínio, possui seis conveses e 19,5 metros de largura. Hospeda 36 convidados, espalhados pelos 20 camarotes.

O estaleiro deu pouquíssimos detalhes sobre Nord, a pedido do proprietário, para manter a maior confidencialidade possível. O que foi possível descobrir é que, dentre os luxos do megaiate, também estão um centro de esportes e mergulho, uma grande piscina, dois helipontos (sendo que um deles pode ser coberto por um hangar retrátil), uma garagem com frota de embarcações auxiliares e um mini-submarino.

nord

Foi entregue ao proprietário no último dia 19 de fevereiro e embarcou em sua primeira viagem. Peter Lürssen, sócio-gerente da empresa, disse que “na Lürssen, acreditamos que o trabalho em equipe é vital para construir um iate e, para executar um projeto tão abrangente, é necessária uma equipe excelente. No caso do Nord, a equipe era formada por homens e mulheres do estúdio Nuvolari-Lenard, Moran Yacht & Ship – que supervisionou a construção em nome do proprietário – e Lürssen”.

nord

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine