Copa Paulista de vela começa neste fim de semana na Guarapiranga

Por: Redação -
09/02/2017

A expansão do número de barcos e velejadores inscritos e o envolvimento crescente dos clubes náuticos exigiram, após dois anos de sucesso, que a Copa YCP (Yacht Club Paulista) evoluísse. Neste ano, a competição passa a se chamar Copa Paulista, depois de movimentar 370 velejadores em 160 embarcações ao longo de nove etapas na última temporada na Represa Guarapiranga, em São Paulo.

Em 2017, a competição ganha mais três etapas e levará os velejadores para o mar. Serão três finais de semana com regatas no litoral devido à parceria estabelecida com o Iate Clube de Santos (ICS). A abertura acontece neste fim de semana, dias 11 e 12, na Guarapiranga. Os outros clubes que também assumem a organização da Copa Paulista são Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) e Clube de Campo São Paulo (CCSP), ambos na Guarapiranga, além da Fevesp (Federação de Vela do Estado de São Paulo). Em 2016, a Copa YCP mobilizou barcos de 18 classes.

O principal objetivo da mudança é fortalecer a vela no Estado de São Paulo através da união de quatro importantes clubes náuticos. “A Copa YCP nasceu em 2015 com a missão de reunir os velejadores em regatas ao mesmo tempo competitivas e em clima de confraternização. Com o reforço de mais três clubes, esperamos que o evento rebatizado de Copa Paulista continue evoluindo. Queremos proporcionar regatas com nível técnico de campeonatos estaduais para que os atletas aprimorem suas habilidades”, afirma Alberto Hackerott, diretor de vela do YCP e idealizador do evento avalizado pelo Comitê Executivo do clube.

As confraternizações, consideradas pelo velejadores como extensão das regatas após o retorno à terra, passam a ser realizadas no clube-sede de cada etapa. Nas regatas disputadas na Guarapiranga serão utilizadas duas raias simultaneamente para distribuir as classes de forma mais homogênea e agilizar as largadas. As novidades também incentivam a vela de formação. Está criada a “Copinha”, para Optimist e Dingue, a fim de que crianças de todas as escolas de vela da represa compitam em raia reduzida e exclusiva, separadamente dos adultos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência